A mensagem entregue pelo Irã à UE não é uma resposta à questão nuclear

O Irã entregou nesta terça-feira ao chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, uma mensagem que não é uma resposta à oferta das seis grandes potências para solucionar a crise sobre o programa nuclear iraniano, informou uma fonte do Conselho Supremo de Segurança Nacional da república islâmica.

AFP |

O gabinete de Solana havia informado na segunda-feira que, durante uma conversa nesse mesmo dia com o negociador iraniano Said Jalili, este último havia indicado que o Irã daria nesta terça por escrito uma resposta à oferta das grandes potências (França, Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e Alemanha), que fizeram uma oferta de cooperação em troca da suspensão de suas atividades de enriquecimento de urânio.

O porta-voz da diplomacia iraniana, Hassan Ghasghavi, havia rejeitado nesta segunda-feira que Teerã fosse responder a essa proposta na conversa por telefone entre Solana e Khalili.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, pareceu ter deixado sua posição muito clara nesse final de semana: "A nação iraniana não cederá nem um pouco em seus direitos nucleares", declarou.

csg/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG