A maioria dos canadenses ignora que Elizabeth II é sua chefe de Estado

Muitos canadenses conhecem incorretamente seu sistema político e 75% deles ignoram que o chefe de Estado canadense é... a rainha Elizabeth II, revelou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

AFP |

Segundo esta sondagem do instituto Ipsos Reid, 43% dos canadenses acreditam que seu chefe de Estado é o primeiro-ministro e apenas 24% sabem que é a rainha da Inglaterra.

Mas 33% mencionaram a governadora-geral Michaëlle Jean, representante da rainha no Canadá. E quatro de cada dez canadenses ignoram que seu país é uma monarquia constitucional.

Um em cada dois canadenses crê que os eleitores elegem diretamente o primeiro-ministro, mas na realidade elegem os deputados da Câmara dos Comuns. O partido eleito é o responsável pela formação do governo e sua direção.

A pesquisa foi realizada a pedido do Instituto Dominion, uma organização sem fins lucrativos que, depois de uma crise política que levou à suspensão temporária do Parlamento, quer melhorar o conhecimento da história canadense.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 12 dezembro entre 1.070 canadenses com uma margem de erro de 3,1% para mais ou para menos.

ps/nh/sd/

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG