Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

A China estaria construindo em segredo uma base naval nuclear

A China está construindo em segredo uma grande base naval nuclear na ilha de Hanan, no sul do país, revelou a revista britânica Janes Defense, baseando-se no estudo de fotografias tiradas por satélite.

AFP |

"A análise das imagens por satélite realizada pela Jane's permitiu confirmar a existência de uma nova base naval nuclear na China", declarou a revista em comunicado.

"Apesar de a China não ter se mostrado agressiva em público, a análise confirma que Pequim parece estar construindo discretamente uma importante base naval subterrânea que poderia significar o fortalecimento de suas capacidades estratégicas, não somente no sul do mar da China, mas também muito além", acrescentou a publicação.

A existência desta base foi mencionada por fontes militares asiáticas há pelo menos seis anos, mas a análise da Jane's permitiu uma "confirmação independente", segundo a revista.

A importância da obra sugere que a base poderia ser "crucial" para a marinha do Exército chinês, afirma a Jane's.

Para a revista, a construção desta base se deve "ao desejo de Pequim de reforçar seu controle da região". "A China está cada vez mais dependente da importação de petróleo e de recursos minerais. Ela está, portanto, cada vez mais preocupada em defender seu acesso às principais vias marítimas da região, particularmente no sul", explicou Christian Le Miere, redator-chefe da Jane's.

lv/yw/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG