A batalha das baleias e do uso de sonares chega à Suprema Corte americana

A Suprema Corte americana anunciou esta segunda-feira que vai estudar nos próximos meses se o presidente George W. Bush pode eximir a marinha das leis que proíbem o uso de alguns sonares no litoral da Califórnia, instrumento que perturbam as baleias e outros cetáceos.

AFP |

Há vários anos as organizações de defesa do meio ambiente travam uma batalha ante os tribunais para que a marinha americana não use esses sonares ultra-sofisticados no litoral californiano.

Segundo essas ONGs, os sonares são potencialmente danosos para os mamíferos marinhos, que acabam desorientados e sofrem mortes em massa.

Em janeiro passado o presidente Bush liberou a marinha para utilizar esses aparelhos, alegando que seus exercícios de treinamento eram de 'interesse primordial para os Estados Unidos e sua segurança nacional(...) y su seguridad nacional".

As organizações contra-atacaram alegando que o presidente não tinha poder para ignorar as leis de proteção do meio ambiente e ganharam em primeira instância, o que fez o governo recorrer à Suprema Corte.

fc/ms/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG