3,4 mil pessoas dormem em aeroportos de Paris

Neve prejudica tráfego aéreo na França, Alemanha e Reino Unido. Londres tem cenário de caos e Frankfurt cancela 300 voos

iG São Paulo |

Cerca de 3,4 mil pessoas tiveram de passar a noite nos dois aeroportos de Paris diante do cancelamento de voos em função do temporal de neve que atinge a Europa. O tráfego aéreo permanece bastante afetado também no Reino Unido e na Alemanha, onde o aeroporto de Frankfurt registrou cerca de 300 cancelamentos do total de 1.300 voos previstos para o dia.

A ministra de Ecologia da França, Nathalie Kosciusko Morizet, explicou em entrevista à emissora de rádio "France Info" que cerca de 3 mil passageiros tinham pernoitado nos terminais do aeroporto de Roissy Charles de Gaulle e 400 no de Orly, além de outras centenas nas estações de trem da capital.

No Reino Unido, o aeroporto mais afetado é o de Heathrow , onde inúmeras pessoas voltaram a pernoitar após ver seus voos cancelados, enquanto o de Gatwick (ao sul de Londres) permaneceu fechado nesta madrugada e só começou a operar ao amanhecer.

A companhia aérea British Airways (BA) informou nesta terça-feira que haverá transtornos significativos no Heathrow devido ao fechamento da pista secundária deste aeroporto, o principal da Europa. "Como a segunda pista do aeroporto não está disponível pelo contínuo mau tempo, fizemos um significativo número de cancelamentos, especialmente nos (voos) de curta distância", assinalou a companhia em comunicado emitido nesta terça-feira.

"O clima severo continua causando problemas significativos para nossas operações, e vai continuar assim até o Natal", informou a empresa em comunicado. Milhares de passageiros estão presos há dias no Heathrow, o aeroporto internacional mais movimentado do mundo, depois que seus voos foram cancelados ou adiados.

A companhia brasileira TAM cancelou seus voos de domingo e de segunda-feira saindo dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim/Galeão (RJ) com destino a Londres devido ao mau tempo.

Alemanha

Cerca de 300 voos do total de 1.300 previstos para o dia foram cancelados nesta terça-feira no aeroporto de Frankfurt (Alemanha) devido ao fechamento do tráfego aéreo durante três horas e meia no local em consequência do mau tempo e do acúmulo de neve. Este é o quinto dia consecutivo de cancelamentos e atrasos nos voos.

A empresa gerenciadora do aeroporto, Fraport, admitiu que as novas nevascas surpreenderam suas equipes, já que os serviços meteorológicos indicavam que não haveria precipitações ou que estas seriam leves. Mas, ao contrário do previsto, durante a noite a neve caiu de forma intensa.

Desde sexta-feira até ontem haviam sido cancelados em Frankfurt mais de 1.900 voos, o que prejudicou também inúmeros passageiros que fariam conexões. Em Munique, poupada pelo mau tempo, 50 voos de um total de 1.100 foram cancelados em razão dos problemas em outros aeroportos.

Além do caos nos aeroportos, o tráfego terrestre continua problemático em função do clima. Na madrugada desta terça, dois trabalhadores da companhia ferroviária Deutsche Bahn morreram ao serem atingidos por um trem regional enquanto limpavam trilhos próximo à cidade de Colônia.

O onda de frio causou um drama na Alemanha: um homem matou seu vizinho com uma pá, após uma discussão para saber quem iria retirar a neve da calçada.

* Com informações da EFE, AFP e Reuters

    Leia tudo sobre: Neveaeroportocaos aéreo europeu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG