Opositor do presidente russo Vladmir Putin, Alexei Navalny foi encontrado nesta segunda-feira (25) após duas semanas desaparecido. Segundo sua porta-voz, ele está em um presídio na Sibéria.
Navalny está desaparecido desde 11 de dezembro, quando deixou de participar de duas audiências. Na época, ele estava preso em uma penitenciária a 240 quilômetros de Moscou.
Os advogados afirmam que o desaparecimento de Navalny aconteceu dias após Vladmir Putin anunciar sua candidatura à reeleição para o Kremlin em 2024.
“Encontramos Alexei. Ele está agora no IK-3, no assentamento de Kharp, no Distrito Autônomo de Yamal-Nenets”, declarou Kira Yarmysh, porta-voz do ativista, nas redes sociais.
Kira ressaltou que Navalny conversou com os advogados e que seu estado de saúde é estável. Antes de desaparecer, a defesa ressaltou que o ativista estava debilitado devido à dificuldade de acesso à comida e cela “sem ventilação”.
Alexei Navalny foi condenado em agosto por suposta criação de uma comunidade extremista, além de financiar crimes políticos. Para a defesa, a acusação é uma tentativa de reprimir as ações do ativista contra Putin.