O Ministério da Defesa de Taiwan informou nesta segunda-feira (18) que detectou 103 aeronaves militares chinesas em seu território. O número, que foi registrado em um período de 24 horas, é o maior dos últimos tempos, segundo o governo local.
"Entre as manhãs de 17 e 18 de setembro, o Ministério da Defesa Nacional detectou um total de 103 aeronaves chinesas, o que é um máximo recente e representa sérios desafios à segurança do Estreito de Taiwan", diz o ministério, em comunicado.
"O assédio militar contínuo pode facilmente levar a um aumento repentino da tensão e piorar a segurança regional", continua a nota. Taiwan pede que a China "pare imediatamente esse tipo de ações unilaterais destrutivas".
De acordo com o ministério, 50 das aeronaves identificadas cruzaram a linha média do Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China continental. Além das 103 aeronaves, nove navios da marinha chinesa foram encontrados nos arredores da ilha.
Aumento da tensão
Nos últimos anos, a China tem aumentado sua pressão diplomática e militar contra Taiwan. O país considera a ilha autônoma de Taiwan como sua província, e quer unificá-la com o restante do seu território.
Na última semana, o governo de Taiwan já havia registrado um aumento de navios e aviões militares chineses ao redor da ilha: foram 68 aeronaves e 10 embarcações entre quarta e quinta-feira.
Além disso, o Ministério da Defesa do Japão também notificou, na última semana, que detectou seis navios chineses navegando a cerca de 650 quilômetros ao sul da ilha de Miyakojima, a leste de Taiwan.