Jornalista Marina Ovsyannikova sendo presa
Reprodução/Instagram @ovsiannikova6219 17.07.2022
Jornalista Marina Ovsyannikova sendo presa

A jornalista russa Marina Ovsiannikova, conhecida por interromper a transmissão ao vivo de uma emissora de televisão e exibir um cartaz criticando a invasão russa na Ucrânia, foi detida neste domingo em Moscou, informaram pessoas próximas a ela e seu advogado.

"Marina foi detida. Não há nenhuma informação sobre o local onde se encontra", diz uma mensagem publicada na conta da jornalista no Telegram. A mensagem foi acompanhada de três fotos nas quais pode-se ver Ovsiannikova, de 44 anos, sendo conduzida por dois policiais até uma van branca, após ter sido detida enquanto andava de bicicleta.


Seu advogado, Dmitri Zajvatov, confirmou a detenção à agência notícias Ria-Novosti e explicou que não sabe aonde sua cliente foi levada. "Suspeito que isto esteja relacionado de uma forma ou de outra a seu ato de protesto", acrescentou.

Nenhuma declaração oficial foi feita sobre os motivos da detenção, mas esta ocorre dias depois de Ovsiannikova se manifestar sozinha em frente ao Kremlin com um cartaz, evocando a morte de crianças ucranianas durante a intervenção militar na Ucrânia e qualificando o presidente russo, Vladimir Putin, de "assassino".


Esta manifestação pode ser punida por uma lei contra a publicação de "informação falsa" e "injúrias" contra o Exército, acusações que podem resultar em penas de prisão.

Ovsiannikova ficou famosa quando, em meados de março, interrompeu o telejornal da noite da emissora de TV ligada ao Kremlin em que trabalhava, exibindo um cartaz no qual criticava a ofensiva na Ucrânia e a "propaganda" da mídia controlada pelo poder. Detida logo depois, foi libertada após pagar uma multa.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!