Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying
Reprodução
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying

Aliada estratégica do governo de Vladimir Putin, a China não se opôs à Rússia em relação à crise na Ucrânia e apenas pediu calma a todos os envolvidos na crise, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Pequim.

"A situação em Ucrânia está num momento crítico e a China está muito preocupada. Todas as partes devem exercitar cautela e evitar uma escalada maior de tensões. Acreditamos que a porta de uma solução pacífica não está fechada", disse o embaixador Zhang Jung.

Em discurso, ele não citou a palavra Rússia ou comentou o reconhecimento da independência das autoproclamadas repúblicas de Luhansk e Donetsk, no Leste da Ucrânia , um dos fatores que levou aos bombardeios desta madrugada .

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying , também seguiu a mesma posição e, quando foi questionada por uma repórter norte-americana se Pequim considerava o ocorrido uma invasão, ela não respondeu.

Quando Putin deu um ultimato ao Ocidente pedindo para resolver a questão ucraniana nos termos dele — a fim de limitar a expansão da Otan — o líder chinês Xi Jinping havia dado apoio ao presidente russo.

Leia Também

Leia Também

Xi afirmou, inclusive, que os dois países deveriam se unir para agir contra as pressões impostas pelo Ocidente.

A China, porém, pode sofrer consequências econômicas ao adotar essa posição, já que não tem uma união militar e a nação não está amplamente distante do sistema financeiro ocidental. Pequim, por exemplo, tem interconexão com mercados e empresas norte-americanas e europeias.

Nesta quinta-feira (24), a Presidência da Ucrânia emitiu uma nota dizendo que "mais de 40 soldados ucranianos e cerca de 10 civis" foram mortos desde que os ataques da Rússia contra o país foram iniciados. O presidente Volodymyr Zelensky fez um apelo para que os cidadãos doem sangue para ajudar os feridos, que seriam "dezenas".

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu uma reunião urgente dos líderes da Otan, que pretende "reforçar sua defesa" após o ataque de hoje.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!