Choque na Argentina: cocaína 'envenenada' deixa ao menos 20 mortos e mais de 70 hospitalizados em Buenos Aires
Divulgação
Choque na Argentina: cocaína 'envenenada' deixa ao menos 20 mortos e mais de 70 hospitalizados em Buenos Aires

A distribuição de cocaína adulterada na região metropolitana de Buenos Aires provocou uma tragédia. Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 70 tiveram que ser hospitalizadas na quarta-feira devido ao uso de drogas que foram processadas com uma substância "com alto nível de toxicidade" ainda a ser identificada.

As autoridades de saúde da província de Buenos Aires lançaram um alerta epidemiológico, enquanto a polícia rastreia a origem da droga envenenada. Até agora dez pessoas foram presas.

As prisões ocorreram em um bunker no assentamento conhecido como Puerta 8, nos arredores de Buenos Aires. Foi o local indicado como ponto de venda da cocaína envenenada pelas famílias das vítimas, segundo o ministro da Segurança da província de Buenos Aires, Sergio Berni.


"Encontramos a mesma embalagem que os parentes das vítimas nos deram para investigar"m disse Berni ao canal de notícias TN. "É muito importante que você nos ajude a mostrar a embalagem. É de náilon e cor de rosa. Parece que estavam fechados a termofusão", acrescentou ao falar diante das câmeras sobre a droga apreendida.

Na madrugada desta quinta, mais 15 mil doses com características similares foram apreendidas.

A preocupação das autoridades com o caso é muito grande, o que levou o ministro da Segurança da província a fazer um pedido na quarta-feira a todos os consumidores de droga: "Quem comprou droga nas últimas 24 horas tem que descartá-la". É, segundo ele, uma substância com "alto nível de toxicidade".

Os investigadores aguardam o resultado dos exames toxicológicos para saber a substância letal com a qual a cocaína foi misturada.

Leia Também

"Isso é excepcional, não temos precedentes, o que nos leva a pensar que, qualquer que seja a substância, ela foi misturada intencionalmente. Não é um erro no processamento do material, ou não parece ser porque o resultado da perícia ainda não está pronta", disse o procurador-geral da cidade portenha de San Martín, Marcelo Lapargo.

Os principais sintomas dos consumidores hospitalizados são "sinais de choque, depressão sensorial, desconforto respiratório e excitação psicomotora", segundo o alerta epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde à equipe médica.

As autoridades de saúde suspeitam que "podem se tratar de casos de intoxicação por opiáceos e se desconhece a existência de outro produto relacionado", embora estejam aguardando os testes toxicológicos para confirmar ou descartar essa hipótese.

Os investigadores também procuram esclarecer em que elo da cadeia de distribuição a cocaína foi adulterada e os motivos para tal. Segundo fontes citadas pelo jornal La Nación, uma possibilidade é que esteja ligada a uma guerra entre traficantes.

As fontes citadas pelo La Nación disseram que existe a hipótese de que um lote de entorpecentes foi adulterado por um narcotraficante para arruinar o negócio de um rival e esvaziar o território dos concorrentes. "Não há dúvida de que a substância tóxica foi colocada de propósito", disseram as fontes.

As autoridades temem que o número de vítimas aumente com o passar das horas, já que alguns dos pacientes internados estão em estado grave e novos pacientes intoxicados ainda estão chegando.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!