Rosalinda González Valencia, mulher de El Mencho
Reprodução
Rosalinda González Valencia, mulher de El Mencho

O Ministério da Defesa mexicano divulgou nesta terça-feira que prendeu Rosalinda González Valencia, mulher do traficante Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como El Mencho, considerado o mais procurado do país. Rosalinda, comumente chamada de "La Jefa" (a chefa, em português) é suspeita de ser a operadora financeira do cartel Nova Geração Jalisco.

Rosalinda foi presa na cidade de Zapopan, em Jalisco, mesmo estado onde foi detida em 2018. Na época, foi liberada meses depois, quando pagou uma fiança de 1,5 milhão de pesos mexicanos. As autoridades definem que a ação desta semana foi "um golpe significativo para a estrutura financeira" do cartel.

Conforme comunicado, Rosalinda foi detida às 18h58 desta segunda-feira e transferida de avião de Jalisco para a Cidade do México, para evitar que fosse resgatada por criminosos sob o comando do marido. Posteriormente, foi colocado à disposição das autoridades judiciárias competentes no Centro Federal de Readaptação Social nº 16 "CPS Femenil Morelos" em Coatlán del Río, no estado de Morelos. A operação foi realizada pelo Exército, em parceria com a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Centro Nacional de Inteligência (CNI).

Emboscada e sequestros

O cartel Nova Geração é considerado como um dos mais poderosos do país e está por trás de alguns dos ataques mais violentos contra forças de segurança locais. Em 2015, uma emboscada conduzida pelo grupo em Jalisco deixou 15 policiais mortos. O cartel também é suspeito da tentativa de assassinato do chefe de polícia da Cidade do México, Omar García Harfuch, no ano passado.

Conforme a Reuters, nesta terça-feira, dois fuzileiros navais foram sequestrados em Zapopan. O governo investiga se a ação estaria relacionada à prisão de Rosalinda. Uma operação para reforçar a segurança na região e em municípios vizinhos foi iniciada, temendo uma represália do cartel.

Rosalinda e o marido têm três filhos, entre eles Rubén Oseguera González, conhecido como "Menchito" (Pequeno Mencho), que foi extraditado para os Estados Unidos sob acusação de tráfico de drogas em 2020.

Herança de família

Autoridades apontam que Rosalinda tenha décadas de experiência em operações financeiras criminosas, não apenas por conta do casamento, mas também porque a família dela forma um clã do narcotráfico em Michoacán. Os 12 irmãos González Valencia criaram o braço financeiro e empresarial do grupo criminoso liderado por El Mencho.

Rosalinda é a mais velha de sete irmãs e todas têm envolvimento com o Nova Geração Jalisco. Noemí, Berenice, Marisa, Erika, María Elena, Abigail e Estela tiveram um papel importante na administração dos negócios ilícitos, especialmente após a prisão de quatro de seus irmãos: Ulises, Elvis, José e Abigael.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!