Cumbre Vieja: vulcão entra em etapa 'efusiva' e tendência é de fortes explosões
Reprodução: Redes Sociais
Cumbre Vieja: vulcão entra em etapa 'efusiva' e tendência é de fortes explosões

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma , entrou nesta terça-feira (28) em uma nova fase conhecida como "efusiva", capaz de provocar fortes explosões. Um grande fluxo de lava que desce do cone principal por meio de caminhos abertos anteriormente pelo magma também está em formação, após um dia em que a atividade vulcânica cessou por horas desde a sua erupção, há nove dias.

Segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), o Cumbre Vieja está gerando ondas de gravidade na atmosfera. As autoridades apontam que a lava deve chegar ao oceano dentro de algumas horas. Especialistas afirmaram que as cinzas expelidas já afetam o fundo do mar.

Mais de 1 mil casas atingidas

O magma destruiu até o momento 589 casas e atingiu parcilamente cerca de 700 outras, cobrindo uma área de 258 hectares, conforme dados divulgados hoje pelo programa Copernicus. O governo dará 10,5 milhões de euros para as Ilhas Canárias, dos quais aproximadamente metade será destinada à aquisição de 107 residências para famílias afetadas. O resto contemplará a compra de itens de necessidade básica.


De acordo com o porta-voz do Involcan, David Calvo, na nova fase do vulcão a tendência é que ocorram menos explosões, mas com uma lava mais fluida e veloz, classificada como "havaiana". Desde a última madrugada, o Cumbre Vieja passou a expelir lava sem parar, o que tende a facilitar a chegada do magma ao mar.

Nesta segunda-feira,  o Cumbre Vieja voltou a lançar cinzas e lava após duas horas de calmaria. A nova atividade sísmica foi registrada no fim da manhã com uma grande coluna de fumaça expelida e acompanhada de explosões esporádicas. O comitê científico do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca) se reuniu para analisar os últimos acontecimentos em torno do vulcão, depois que os especialistas haviam detectado uma queda do tremor até o ponto de "quase desaparecer".


Fumaça chegou na Europa

A nuvem de fumaça que sai do Cumbre Vieja chegou neste domingo à Europa. Imagens de satélite mostraram as emissões provenientes da erupção sobre os territórios da Espanha e da França. O prognóstico é que a emissão de dióxido de enxofre atinja o Ártico ainda nesta terça-feira.

O Involcan calcula que o vulcão tenha emitido entre 8.000 e 10.500 toneladas de gás tóxico por dia. No entanto, apesar da quantidade elevada, as emissões do vulcão foram levadas por correntes de vento em camadas superiores da atmosfera.

O Cumbre Vieja entrou em atividade no último domingo, o que não acontecia desde 1971.  De acordo com o Involcan, a erupção do vulcão Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!