Reunião aconteceu na casa do ministro das Comunicações
Reprodução
Reunião aconteceu na casa do ministro das Comunicações

Na véspera da esperada Cúpula de Líderes sobre o Clima , ministros e outros integrantes do governo federal usaram as redes sociais para realizar explicitar seu apoio ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Usando a hashtag "#FicaSalles", auxiliares do presidente Jair Bolsonaro deixaram claro seu apoio a Salles. Na tarde desta quarta-feira, vários ministros se reuniram na casa do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em apoio a Salles. A imagem do encontro também foi compartilhada como forma de apoio a Salles .

Nos últimos dias, organizações brasileiras e estrangeiras que acompanham a questão climática denunciaram problemas no combate ao desmatamento no país e cobraram que os países desenvolvidos não financiem as políticas adotadas durante a gestão de Salles á frente do Ministério do Meio Ambiente .

Pressão sobre o ministro aumentou também em razão de uma carta divulgada por 400 servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No documento, eles denunciam que as atividades de fiscalização estão paradas desde que Salles alterou as regras para a aplicação de multas ambientais.

Apesar disso, ministros como o da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e das Comunicações, Fábio Faria, declararam seu apoio ao ministro. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, também publicou a hashtag "#FicaSalles".

A campanha foi lançada por outros apoiadores do presidente Bolsonaro nas redes sociais. Por outro lado, políticos de oposição e até mesmo celebridades pediram a saída do ministro do cargo.

A participação do Brasil na Cúpula de Líderes é uma das mais aguardadas do evento. O presidente Jair Bolsonaro fará um discurso nesta quinta-feira durante o encontro e deverá defender as medidas adotadas pelo seu governo para diminuição do desmatamento. Além disso, o governo brasileiro irá cobrar de países desenvolvidos uma ajuda financeira em razão da redução obtida pelo país entre 2006 e 2017.

Salles também participou nesta terça-feira de um encontro com empresários, reunidos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. No encontro, o ministro reforçou a postura do governo e repetiu a promessa feita pelo presidente Bolsonaro em carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em relação ao fim do desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!