O foguete Longa Marcha 8 Y-1 saiu às 00h37 locais de Hainan, ilha do sul chinês, carregando cinco satélites
STR / AFP
O foguete Longa Marcha 8 Y-1 saiu às 00h37 locais de Hainan, ilha do sul chinês, carregando cinco satélites

Nesta terça-feira (22), um novo foguete de lançamento fez seu voo inaugural na China . A ação faz parte de um plano de longo prazo para desenvolver  veículos de lançamento reutilizáveis, com o objetivo de reduzir os custos das missões e acelerar os cronogramas de lançamento para clientes comerciais. As informações são da agência de notícias Reuters .

foguete Longa Marcha 8 Y-1 saiu às 00h37, no horário local de Hainan, ilha do sul chinês, carregando cinco satélites, de acordo com a mídia estatal. Nos próximos anos, a China planeja desenvolver foguetes reutilizáveis na série Longa Marcha 8. Segundo a publicação, eles são semelhantes à linha Falcon, que já está sendo produzida pela empresa aeroespacial privada norte-americana SpaceX .

Desenvolvimento espacial

O jornal local não disse se o próprio Longa Marcha 8 é reutilizável, mas variações futuras devem ser capazes de decolagens e pousos verticais (VTVL), o que fará com que possam ser utilizadas em mais de um lançamento.

Na China, os primeiros veículos VTVL serão desenvolvidos perto de 2025, segundo uma autoridade da China Aerospace Science and Technology Corp, principal prestadora de serviços espaciais do país, em uma conferência local em novembro.

No início de dezembro, a China trouxe rochas e solo da lua, as primeiras amostras retiradas do satélite da Terra desde 1976. Em julho, o país lançou sua primeira missão independente a Marte .

Ainda de acordo com a agência de notícias, por volta de 2022, o país pretende finalizar uma estação espacial multi-módulos habitada, e até 2045 deve criar um programa para operar milhares de voos ao ano e transportar milhares de toneladas de carga e passageiros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!