Complexo nuclear de Fukushima Daiichi teve acidente provocado por terremoto seguido de tsunami em 2011
TEPCO/Creative Commons
Complexo nuclear de Fukushima Daiichi teve acidente provocado por terremoto seguido de tsunami em 2011

Segundo jornais locais, o governo do Japão decidiu liberar água contaminada retirada da usina nuclear de Fukushima no oceano. A informação foi divulgada pela imprensa nesta sexta-feira (16). Os veículos disseram, ainda, que um pronunciamento oficial deverá ser feito até o fim do mês.

Após o terremoto e o tsunami que atingiram a região em 2011, a Tokyo Electric retirou cerca de 1 milhão de toneladas de água contaminada. O material está armazenado em tanques, mas a empresa afirma que ficará sem espaço para armazenar a água contaminada até 2022.

Caso a liberação seja confirmada, o material deverá comprometer a indústria pesqueira do país, que já é alvo de testes de radiação por parte de países vizinhos, como a Coreia do Sul. O Ministério da Indústria do Japão está ouvindo opiniões sobre o tema desde abril e realizará novas audiências com representantes da indústria pesqueira do país.

Depois das criticas, o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Kiyoshi Ejima, afirmou que o governo levará as opiniões dos pescadores em consideração na hora de tomar a decisão sobre o destino do material contaminado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!