Imagens foram capturadas por pesquisadores durante expedição na selva da Costa Rica
Reprodução/Twitter
Imagens foram capturadas por pesquisadores durante expedição na selva da Costa Rica

Imagens de um comportamento surpreendente de um grupo de macacos-prego-de-cara-branca foram registradas por pesquisadores da Universidade de Tulane, nos EUA, durante expedição no Parque Nacional Santa Rosa, na Costa Rica. O vídeo mostra o momento em que o bando se une para salvar a vida de um filhote do ataque de uma jiboia faminta.

Segundo informações da revista Scientific Reports, onde os atropólogos publicaram o estudo realizado sobre esta espécia de macaco , tal comportamento de defesa de um integrante do bando e confronto com um potencial predador é bastante raro.

No vídeo, é possível ver o momento em que o jovem macaco acaba cruzando o caminho de uma jiboia constritora e é abocanhado. Na sequência, todos os outros integrantes do bando se unem para resgatá-lo, em um coordenador trabalho em equipe.

Ainda de acordo com a publicação, o macho alfa e duas fêmeas adultas foram os responsáveis por iniciar o ataque ao réptil, utilizando mordidas e golpes com as patas, até conseguirem fazer com que a predadora soltasse a jovem vítima. Na sequência, o grupo segue fazendo barulhos e gestos para espantar a cobra do local.

"Tal comportamento corrobora a hipótese de que a predação tem sido uma forte força seletiva que impulsiona a sociabilidade nos primatas", afirmaram os autores na conclusão do estudo, ressaltando que tal postura pode fazer a diferença entre a vida e a morte para os integrantes do bando.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!