A alegação de que o Hezbollah está movendo e armazenando nitrato de amônio em toda a Europa vem seis semanas após uma explosão devastadora no porto de Beirute
Reprodução
A alegação de que o Hezbollah está movendo e armazenando nitrato de amônio em toda a Europa vem seis semanas após uma explosão devastadora no porto de Beirute


Os EUA acusaram o Hezbollah de armazenar armas e nitrato de amônio para uso explosivos em esconderijos de em toda a Europa nos últimos anos, com o suposto objetivo de preparar-se para futuros ataques ordenados pelo Irã.


A declaração foi feita pelo coordenador de Contraterrorismo do Departamento de Estado, Nathan Sales, que pediu aos países europeus que adotem uma linha mais dura contra o movimento político xiita libanês apoiado por Teerã e as milícias.

A alegação de que o Hezbollah está movendo e armazenando nitrato de amônio em toda a Europa surge seis semanas depois que um depósito cheio de nitrato de amônio detonou no porto de Beirute, devastando a capital libanesa.

Está em andamento uma investigação sobre a explosão e como o produto químico, que é usado tanto como fertilizante quanto como explosivo, ficou no porto por seis anos após ser confiscado de um navio. O Hezbollah tem influência significativa no funcionamento do porto.

"Posso revelar que esses depósitos [de armas do Hezbollah] foram transferidos da Bélgica para a França, Grécia, Itália, Espanha e Suíça. Também posso revelar que depósitos significativos de nitrato de amônio foram descobertos ou destruídos na França, Grécia e Itália", disse Sales em uma aparição em vídeo no Comitê Judaico Americano, grupo de defesa com sede nos Estados Unidos.

Você viu?

"Por que o Hezbollah armazenaria nitrato de amônio em solo europeu? A resposta é clara. Pode conduzir grandes ataques terroristas sempre que seus líderes em Teerã considerarem necessário", acrescentou Sales.

A União Europeia (UE) designou a ala militar do Hezbollah como um grupo terrorista, mas não a sua ala política, devido à falta de unanimidade sobre o assunto. O Reino Unido e a Alemanha nomearam toda a organização como entidade terrorista no início deste ano, e os Estados Unidos têm feito lobby para que o resto da Europa faça o mesmo.

"O Hezbollah representa um perigo claro e presente para os EUA. O Hezbollah representa um perigo claro e presente para a Europa hoje", disse Sales.

"O resultado final é que a abordagem da UE, desde 2013, simplesmente não funcionou. A designação limitada da chamada ala militar do Hezbollah não dissuadiu o grupo de se preparar para ataques terroristas em todo o continente. O Hezbollah continua a ver a Europa como uma plataforma vital para suas atividades operacionais, logísticas e de arrecadação de fundos. E continuará a fazê-lo até que a Europa tome uma ação decisiva , como o Reino Unido e a Alemanha fizeram."

As acusações dos EUA surgiram em um momento de tensão cada vez maior com o Irã desde que o presidente Donald Trump retirou os EUA de um acordo nuclear de 2015 com Teerã e começou a impor um amplo embargo econômico e financeiro.

Neste fim de semana, os EUA alegarão que as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Irã voltarão a vigorar, após uma suspensão de cinco anos depois do acordo nuclear, embora quase todos os outros membros do conselho de segurança da ONU debatem que os EUA têm o direito de acionar a reimposição de as sanções.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!