Policiais alemães patrulham um parque em Munique
LAETITIA VANCON / NYT/18-03-2020
Policiais alemães patrulham um parque em Munique


Uma força policial na Alemanha suspende, nesta quarta-feira (16), 29 policiais suspeitos de compartilhar imagens de Hitler e propaganda neonazista violenta em pelo menos cinco grupos de bate-papo online, aumentando as preocupações sobre a infiltração de extrema direita na polícia e nas forças armadas alemãs.


Herbert Reul, ministro do Interior, chamou as conversas de "desgraça". Em uma entrevista coletiva, ele descreveu as imagens que foram compartilhadas entre os oficiais como "propaganda extremista de extrema-direita" e "a mais feia e desprezível isca neonazista contra imigrantes".

As 126 imagens compartilhadas incluem suásticas, uma foto montada de um refugiado em uma câmara de gás e o assassinato de um homem negro, disseram as autoridades.

O número de casos de extremistas  na polícia e no exército alemão, alguns dos quais acumulam armas e mantêm listas de inimigos, se multiplicou nos últimos anos. 

Você viu?

Por anos, políticos e chefes de segurança alemães rejeitaram a ideia de infiltração de extrema-direita nos serviços de segurança, falando apenas de "casos individuais". 

Mas, agora, o governo dissolveu uma companhia inteira de forças especiais alemãs porque foi considerada infestada por extremistas. E o problema se tornou tão sério que as autoridades parecem estar lutando para controlá-lo .

Na manhã de quarta-feira, os investigadores invadiram as casas e estações de trabalho de 14 dos 29 policiais suspensos em pelo menos cinco vilas e cidades. O oficial sênior estava entre os membros dos grupos de bate-papo.

A polícia descobriu as conversas quando o celular particular de um policial de 32 anos foi confiscado como parte de uma investigação separada para saber se ele havia passado informações confidenciais sobre uma gangue do crime organizado para um jornalista.

O primeiro grupo foi criado já em 2012, e o maior data de 2015, quando centenas de milhares de migrantes chegaram à Alemanha. A postagem mais recente no celular foi enviada em 27 de agosto.

Dos 29 membros dos grupos de bate-papo, 25 trabalhavam em delegacias supervisionadas pela mesma sede da polícia distrital na cidade de Essen, no oeste do país. Acredita-se que onze tenham compartilhado ativamente as imagens, enquanto outros 18 as receberam e não deram nenhum alarde.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!