A Microsoft disse que está
FreePik
A Microsoft disse que está "claro que grupos de atividades estrangeiras intensificaram seus esforços" visando a eleição


Hackers - com ligações com a Rússia, China e Irã - estão tentando espionar pessoas e grupos envolvidos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020, diz a Microsoft. Os hinvasores russos que violaram a campanha democrata de 2016 estão novamente envolvidos, segundo a empresa de tecnologia.

A Microsoft afirmou que está "claro que grupos de atividades estrangeiras intensificaram seus esforços" visando as campanhas do presidente Donald Trump e do democrata Joe Biden .


O que a Microsoft disse?

Hackers russos, do grupo Strontium, têm como alvo mais de 200 organizações , muitas das quais ligadas a partidos políticos americanos - tanto republicanos quanto democratas. O grupo também é conhecido como Fancy Bear, uma unidade de ataque cibernético supostamente afiliada à inteligência militar russa, o GRU.

"Semelhante ao que observamos em 2016, o Strontium está lançando campanhas para coletar as credenciais de login das pessoas ou comprometer suas contas, presumivelmente para ajudar na coleta de dados ou operações de interrupção ", disse Tom Burt, vice-presidente da Microsoft responsável pelo setor de segurança do cliente.

A empresa declarou que os hackers chineses lançaram ataques contra indivíduos ligados à campanha de Biden , enquanto os iranianos continuaram os esforços visando pessoas associadas à campanha de Trump . Mas a maioria dos ataques cibernéticos não teve sucesso .

"O que vimos é consistente com os padrões de ataque anteriores que não visam apenas candidatos e funcionários da campanha, mas também aqueles que eles consultam sobre questões-chave ", afirmou Burt.

"Essas atividades destacam a necessidade das pessoas e organizações envolvidas no processo político de aproveitarem as vantagens de ferramentas de segurança gratuitas e de baixo custo para se protegerem à medida que nos aproximamos do dia das eleições."

" Indivíduos proeminentes " na comunidade de assuntos internacionais, instituições acadêmicas e organizações políticas também foram considerados alvos do grupo de hackers chinês, conhecido como Zirconium.

O grupo iraniano, conhecido como Phosphorus, tentou, sem sucesso, acessar contas de funcionários da Casa Branca e da equipe de campanha de Trump entre maio e junho deste ano.

A Microsoft não foi capaz de determinar os objetivos dos hackers russos, chineses e iranianos. O Google disse, em junho, que detectou tentativas semelhantes de ciber-hack da China e do Irã.

"Somos um grande alvo, por isso não é surpreendente ver atividades maliciosas direcionadas à campanha ou à nossa equipe", declarou a vice-secretária de imprensa nacional da campanha de Trump, Thea McDonald.

Você viu?

"Sabíamos desde o início de nossa campanha que estaríamos sujeitos a tais ataques e estamos preparados para eles ", afirmou um oficial da campanha de Biden.

O relatório foi divulgado um dia depois de um denunciante do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos alegar que foi pressionado para minimizar a ameaça de interferência russa nos Estados Unidos, uma vez que "fez o presidente ficar mal".

Como o governo Trump respondeu?

O representante do Departamento de Segurança Interna, Christopher Krebs, disse que o alerta da Microsoft confirmou o que a comunidade de inteligência dos EUA já havia declarado. "É importante destacar que nenhum [dos alvos] está envolvido na manutenção ou operação da infraestrutura de votação e não houve impacto identificado nos sistemas eleitorais".

No início desta quinta-feira (10), o governo Trump acusou um cidadão russo de conspirar para interferir no processo político dos EUA.

O Departamento do Tesouro dos EUA também impôs sanções contra um legislador ucraniano ligado a Moscou, Andrii Derkach, que é acusado de intromissão semelhante.

Derkach supostamente lançou um áudio editado com o objetivo de difamar o democrata Joe Biden . As gravações foram elogiadas pelo presidente Donald Trump. O ucraniano se encontrou com o advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, Rudy Giuliani, em dezembro passado.

O que disse a inteligência dos EUA?

Os grupos de inteligência dos EUA disseram, em agosto, que a China, a Rússia e o Irã estavam tentando ativamente se intrometer nas próximas eleições presidenciais. A avaliação concluiu que a Rússia estava tentando "denegrir" Biden. Também constatou que a China e o Irã desejam que Trump perca a votação.

O Irã,  alertou a inteligência dos EUA, pode tentar "minar" as instituições democráticas dos EUA e o presidente por meio de conteúdo online.

O que aconteceu em 2016?

As agências de inteligência dos EUA concluíram, em 2016, que a Rússia estava por trás de um esforço para minar a corrida presidencial de Hillary Clinton , com uma campanha autorizada pelo estado de ataques cibernéticos e notícias falsas plantadas nas redes sociais.

A investigação do advogado especial Robert Mueller revelou que hackers russos obtiveram acesso aos sistemas do Comitê Nacional Democrata, bem como ao e-mail pessoal do presidente da campanha de Clinton, John Podesta. Eles vazaram dezenas de milhares de e-mails da campanha.

O Facebook , mais tarde, testemunhou que o conteúdo apoiado pela Rússia enviado durante a eleição alcançou até 126 milhões de americanos na plataforma.

Mueller não determinou que a campanha de Trump tenha sido conivente com a alegada interferência nas eleições russas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!