A única doença humana que foi erradicada é a varíola; solução para coronavírus parece estar distante
Reprodução
A única doença humana que foi erradicada é a varíola; solução para coronavírus parece estar distante


A Covid-19, que se espalha pelo mundo, "pode ​​nunca desaparecer", tornando-se um fato da vida a longo prazo que deve ser gerenciado, e não um inimigo que pode ser erradicado permanentemente. Foi o que disse, nesta quarta-feira (13), uma importante autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Esse vírus pode se tornar apenas outro vírus endêmico em nossas comunidades e nunca pode desaparecer", disse Mike Ryan, chefe do Programa de Emergências em Saúde da OMS, em entrevista coletiva. "O HIV não desapareceu, mas chegamos 'a um acordo com o vírus', descobrimos as terapias e os métodos de prevenção, e as pessoas não se sentem tão assustadas quanto antes", comparou. 

"Não há promessas nem datas", disse ele, diminuindo as expectativas de que a invenção de uma vacina para o coronavírus forneça um fim rápido e completo do que se tornou uma calamidade econômica e de saúde global. "Uma boa vacina pode ser desenvolvida, mas não há como dizer quando", acrescentou, chamando de "um tiro na lua".

Se as pessoas infectadas se tornarem imunes ou resistentes, quando um número suficiente tiver o vírus, restará menos pessoas que poderão pegá-lo ou espalhá-lo, tornando os surtos mais fáceis de administrar. Mas ninguém sabe quanto tempo isso levará.

Ele também expressou cinismo sobre as perspectivas de erradicação, mesmo com uma vacina. "Temos algumas vacinas perfeitamente eficazes neste planeta que não utilizamos efetivamente para doenças que poderíamos ter erradicado".

A única doença humana que foi erradicada é a varíola.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!