Itália vem tomando medidas para evitar propagação do coronavírus
Reprodução
Itália vem tomando medidas para evitar propagação do coronavírus

 O número de casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália chegou a 119.827, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (3) pela Defesa Civil. Isso representa um aumento de 4% em relação ao dia anterior, menor cifra desde o início da disseminação dos contágios pelo país, no fim de fevereiro.

Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real

O chefe da Defesa Civil da Itália , Angelo Borrelli, disse nesta sexta-feira (3) que acredita na prorrogação das medidas de isolamento social no país ao menos até 1º de maio.

O confinamento estabelecido em 10 de março vigoraria até esta sexta, mas o governo decidiu estendê-lo ao menos até o dia 13, segunda-feira pós-Páscoa, que é feriado na Itália.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte, no entanto, ainda não anunciou se haverá uma nova prorrogação da quarentena . Em entrevista à emissora pública Rai Radio 1, Borrelli foi questionado se, após a Páscoa, os italianos também passariam o feriado de 1º de maio em casa.

Você viu?

Leia também: De gripezinha a "não é tudo isso": vezes em que Bolsonaro minimizou coronavírus

"Acredito que sim, não acho que essa situação terá terminado naquela data. Ficaremos em casa por muitas semanas", disse o chefe da Defesa Civil. Segundo Borrelli, a chamada "fase 2" da emergência, ou seja, quando o governo relaxará o isolamento, pode iniciar em meados de maio, "ainda que não haja nenhuma certeza".

Ele ressaltou, no entanto, que a decisão caberá ao comitê técnico-científico do governo e dependerá da evolução da curva epidêmica, que vem desacelerando nas últimas semanas. "A situação atual é estacionária. Precisamos ver quando ela começará a descer", disse.

Na última quinta (2), Conte havia dito que o governo já estava programando a fase pós-quarentena, mas sem estabelecer datas. As restrições à circulação e às atividades produtivas têm como objetivo "achatar" a curva epidêmica, que explodiu nas primeiras semanas de disseminação do novo coronavírus na Itália e sobrecarregou o sistema de saúde, especialmente na Lombardia, região mais afetada.

Leia também: Profissionais de enfermagem são agredidos a caminho do trabalho em São Paulo

Quando os casos ativos voltarem a um patamar sustentável, a expectativa é de que o governo comece a afrouxar o confinamento na Itália .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!