Houve uma diminuição de 64% nos crimes
Divulgação
Houve uma diminuição de 64% nos crimes

Além do isolamento obrigatório na Itália estar protegendo a população de novos contágios do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a medida também provocou uma outra redução: uma queda drástica no número de delitos.

Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real

De acordo com um relatório publicado pelo Ministério do Interior da Itália nesta quinta-feira (26), de 1º a 22 de março de 2020, foram 52.596 crimes em todo o território contra 146.762 registrados no mesmo período de 2019, uma retração de 64% nos dados.

Segundo o documento, que foi elaborado pela Direção Central da Polícia Criminal do Departamento de Segurança Pública da Itália, as maiores quedas foram registradas nas taxas de exploração da prostituição (-77%), nos crimes de violência sexual (-69%), nos roubos de todos os tipos (-67,4%), nos roubos às residências (-72,5%), nos roubos com destreza (-75,8%) e nos assaltos aos correios (-73,7%).

Você viu?

Com quedas menores, aparecem os assaltos (-54,4%) e os diversos crimes relacionados às drogas (-46%). Além disso, no período considerado, foram registrados -43,6% menos casos de violência familiar.

Por outro lado, foram verificados aumentos consideráveis nos crimes de agiotagem, com alta de 22,2%, nos sequestros para extorsão (+83,3%) e nos sequestros de pessoas para fins sexuais (+66,7%). Válido em todo o território nacional desde o dia 10 de março, o isolamento social obrigatório permite que os italianos só saiam de casa por motivos essenciais, como a compra de alimentos e medicamentos, a busca por ajuda médica ou por razões de trabalho.

Leia também: De gripezinha a "não é tudo isso": vezes em que Bolsonaro minimizou coronavírus

Entre as regiões, a Lombardia é a que mais registra delitos cometidos no período, com 8.541 casos. No entanto, o número é 70% menor do que o registrado no ano passado, quando 28.476 crimes foram registrados. A região é também a mais afetada pelo novo coronavírus na Itália .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!