Nova lei de liberdade religiosa aprovada em Montenegro incomodou igrejas
Reprodução
Nova lei de liberdade religiosa aprovada em Montenegro incomodou igrejas


Após uma sessão que resultou na detenção de 18 deputados pró-sérvios da oposição, o Parlamento de Montenegro aprovou nesta sexta-feira (27) uma controversa lei de liberdade religiosa , que busca nacionalizar os bens das igrejas do país que não conseguirem provar que pertenciam a elas antes de 1918.

As comunidades religiosas montenegrinas devem apresentar documentos que comprovem os direitos de propriedade antes de 1918 sobre terras, igrejas e mosteir os. Nesse ano, o país perdeu sua independência e ingressou no reino dos sérvios, croatas e eslovenos, progenitor da Iugoslávia . Nos últimos dias, o projeto foi contestado pelos líderes da Igreja Ortodoxa Sérvia , detentora de centenas de mosteiros pela nação.

Leia também: Grupo Estado Islâmico executa mais 11 cristãos na Nigéria

Insatisfação 

O governo negou que queira privar as comunidades religiosas de suas propriedades, mas a Igreja Sérvia insiste que o Estado gostaria de tirar suas posses, incluindo igrejas medievais e mosteiros. Montenegro , que se tornou independente da Sérvia em 2006, tem cerca de 620 mil habitantes, e 72% da população são cristãos ortodoxos.

De acordo com a imprensa local, os 18 parlamentares do partido Frente Democrática , que apoiam as posições da Igreja Sérvia , estão sendo interrogados pelas autoridades. Os políticos fizeram ameaças durante o debate, como causar incidentes e até pegar em armas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!