Manifestantes haviam sido proibidos de usar máscaras nos protestos
Reprodução/CNN International
Manifestantes haviam sido proibidos de usar máscaras nos protestos

Hong Kong foi abalada neste domingo por novos atos de violência, depois que milhares de manifestantes desafiaram a proibição de protestar com o rosto coberto, em marchas marcadas por confrontos com a polícia e vandalismo.  Os manifestantes concentraram-se nos bairros do centro da ilha e, do outro lado da baía, na península de Kowloon, apesar das fortes chuvas e de boa parte das estações de metrô estarem fechadas. Os manifestantes protestaram contra o recurso do governo a uma lei de emergência para proibir o uso de máscaras em concentrações públicas.

Leia também: Surge segundo denunciante disposto a testemunhar contra Trump

A polícia de Hong Kong recorreu ao gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, enquanto novas brigas irromperam entre os agentes e os manifestantes, que tentavam levantar barricadas. Um motorista de táxi foi espancado no bairro de Sham Shui Po depois de atingir dois manifestantes com seu veículo. Estes foram socorridos por dois salva-vidas voluntários antes da chegada da polícia, segundo um fotógrafo da AFP .

Uma terceira mulher, presa entre o táxi e uma loja, foi afastada pela multidão, enquanto um grupo de manifestantes despedaçou o veículo.

Alguns manifestantes vandalizaram escritórios do governo, bem como agências de vários bancos e estações de metrô da China. À noite, uma bandeira de alerta foi erguida no telhado de uma sede do Exército de Libertação Popular, contra a qual alguns manifestantes apontaram com raios laser, de acordo com a cadeia RTHK de Hong Kong.

Este domingo foi o terceiro dia consecutivo de "flashmobs" e mobilizações não autorizadas desde que a chefe da executiva de Hong Kong, Carrie Lam , recorreu na sexta-feira a uma lei de emergência para proibir os manifestantes de cobrirem seus rostos em protestos. Na mesma noite, a decisão do presidente desencadeou violência e vandalismo contra a empresa de metrô, a MTR, que é acusada pelos manifestantes de agir em conluio com o governo central chinês.

Leia também: Portugueses vão às urnas neste domingo em eleições gerais

Hong Kong está passando por sua pior crise política . A onda de protestos começou em junho, com manifestações quase diárias para denunciar a perda de liberdades e a crescente influência do governo chinês nos assuntos do país. O estopim foi  um projeto de lei que procurava autorizar extradições para a China continental. O texto foi abandonado no início de setembro, mas os manifestantes, que entretanto aumentaram suas reivindicações, continuaram com a mobilização.

Neste fim de semana, as ruas ficaram vazias, por conta da suspensão do metrô e do fechamento de centenas de lojas. A cidade, com 7,5 milhões de habitantes, é extremamente dependente da rede de metrô, uma das mais eficazes do mundo, que transporta quatro milhões de pessoas por dia. Além disso, várias redes de supermercados e shopping centers decidiram fechar neste domingo.

As piores brigas ocorreram na terça-feira, quando foi celebrado na China o 70º aniversário do estabelecimento do regime comunista. Pela primeira vez, um policial disparou uma bala contra um manifestante, um estudante de 18 anos que foi gravemente ferido. Na noite de sexta-feira, um adolescente de 14 anos também foi baleado por um policial à paisana.

Leia também: Quatro pessoas morrem após homem abrir fogo dentro de bar nos Estados Unidos

A lei de emergência que Carrie Lam adotou na sexta-feira é de 1922, quando Hong Kong era uma colônia britânica, e não era usada desde 1967. O texto autoriza o executivo a tomar "qualquer ação" , sem a necessidade da permissão dos legisladores, em caso de emergência ou situação de perigo para a população. A intenção era proibir o uso de máscaras em marchas, que os manifestantes usam para esconder sua identidade, mas também para se proteger do gás lacrimogêneo. No entanto, neste domingo eles ignoraram a proibição.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!