Catedral de Notre-Dame foi atingida por um incêndio em abril deste ano
Reprodução/The Washington Post
Catedral de Notre-Dame foi atingida por um incêndio em abril deste ano

A cidade de Paris, na França, inicia nesta terça-feira (13) uma operação de limpeza para retirar o chumbo presente na região da Catedral de Notre-Dame, que foi  devastada por um incêndio em abril passado.

De acordo com o ministério da Cultura do país, mais de 400 toneladas da substância que estavam na agulha e no teto do da Notre-Dame viraram fumaça. Após isso, as partículas caíram no chão da igreja e contaminaram a área.

A polícia parisiense cercou a famosa igreja com barreiras de proteção. A limpeza será realizada através de jatos de água de alta pressão e um detergente para facilitar a dispersão da substância. Em seguida, o produto será aspirado.

Leia também: Entenda a importância histórica da catedral de Notre-Dame, em Paris

No entanto, os trabalhos deverão levar um tempo. Somente para aplicar este detergente será necessário 24 horas. Já a retirada do produto poderá durar até cinco dias. Está previsto que o processo de limpeza da Notre-Dame só terminará em 23 de agosto.

Por ser uma substância tóxica, a presença de chumbo na área da igreja deixou os parisienses em alerta. Segundo a Agência Nacional de Saúde, 18 dos 175 exames de sangue realizados ultrapassaram os limites aceitáveis de chumbo.

A substância entra no organismo por inalação ou ingestão.Uma vez no corpo, o chumbo pode prejudicar o funcionamento do sistema digestivo, afetar o sistema nervoso e até ocasionar problemas nos rins.

Leia também: Vídeos mostram destruição no interior da Catedral de Notre-Dame após incêndio

No dia 15 de abril de 2019, a Notre-Dame foi consumida pelas chamas e teve sua estrutura comprometida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!