Apesar dos resultados não tão favoráveis a ele, Trump definiu como “tremendo sucesso” as eleições nos EUA
Reprodução/Instagram
Apesar dos resultados não tão favoráveis a ele, Trump definiu como “tremendo sucesso” as eleições nos EUA

Assim como as principais pesquisas de intenções de voto sinalizavam, o Partido Democrata conquistou a maioria na Câmara dos Representantes, nas  eleições legislativas dos Estados Unidos (EUA), ocorridas nesta terça-feira (6). Apesar disso, as eleições nos EUA foram uma derrota parcial para o presidente Donald Trump já que o seu partido, o Republicano, ampliou sua vantagem no Senado.

Um terço do Senado norte-americano foi renovado, enquanto que 435 cadeiras da Câmara foram colocadas à disposição do voto popular. Nessas eleições nos EUA , foram escolhidos ainda governadores de 36 dos 50 estados, mais três territórios.

Na disputa pela Câmara, os democratas conseguiram tomar quase 30 distritos que estavam com o Partido Republicano , especialmente em áreas urbanas – as zonas rurais, por sua vez, ainda se mostram amplamente pró-Trump  –, catapultados por uma nova geração de políticos e pela maior participação feminina da história norte-americana.

Leia também: Eleições de meio de mandato testam popularidade de Donald Trump

Em reação ao resultado das urnas, o presidente já telefonou para a líder do Partido Democrata na Câmara e provável futura mandatária da Casa, Nancy Pelosi, para parabenizá-la pelo sucesso nas eleições.  Pelo Twitter, Trump definiu as eleições legislativas de meio de mandato como um “tremendo sucesso”. "Tremendo sucesso esta noite. Obrigado a todos", escreveu.

Com a Câmara dos Representantes tomadas pela maioria democrata, a oposição de Trump terá poder de obstrução, de negociação direta com o presidente e também condições políticas para investigar e protocolar pedidos – que nem sempre estão de acordo com os interesses do governo.

Por outro lado, ficará mais difícil para Trump cumprir algumas de suas promessas, feitas desde a campanha presidencial de 2016. Um exemplo do que pode ser barrado na Câmara é o financiamento do muro fronteiriço na área que separa os Estados Unidos do México. Não concreta até agora, a promessa de Trump sobre esse muro pode acabar não saindo do papel. 

Frente a essas condições, Trump deverá negociar mais com os deputados e aumentar a articulação política nessa segunda metade do seu mandato, a fim de dar andamento a projetos considerados essenciais para sua administração até o Senado.

Leia também: Donald Trump é acusado de racismo após vídeo sobre imigrantes

De acordo com os dados oficiais, as eleições nos EUA tiveram número recorde de candidatas mulheres, imigrantes e muçulmanos.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!