Após quatro meses, epidemia de Ebola pode chegar ao fim no Congo na próxima terça-feira (24), de acordo com a OMS
shutterstock
Após quatro meses, epidemia de Ebola pode chegar ao fim no Congo na próxima terça-feira (24), de acordo com a OMS

Desde abril, a República Democrática do Congo passa por uma epidemia de Ebola que assustou as autoridades sanitárias locais e dos países vizinhos . Porém, quatro meses depois, o risco de transmissão pode estar chegando ao fim, conforme anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Se nenhum novo caso da doença for confirmado no país, a próxima terça-feira (24) marcará o fim da epidemia de Ebola , com anúncio oficial na quarta-feira (25). A declaração foi feita nesta quarta-feira (18) pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Por meio de sua conta no Twitter, ele reforçou, entretanto, que os trabalhos de vigilância ativa no Congo seguem em andamento e permanecerão assim mesmo após o fim da epidemia. Na semana passada, Tedros já havia dito que que o surto foi contido em grande parte e que o risco de propagação do vírus na região é considerado baixo.

A OMS, por sua vez, informou em comunicado oficial que os trabalhos de identificação de pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença no país foram concluídos no dia 27 de junho, quando o último grupo que havia sido exposto ao vírus completou 21 dias de monitoramento sem apresentar sintomas.

Ainda de acordo com a entidade, no dia 12 de junho, o último paciente diagnosticado com Ebola na província de Équateur recebeu alta médica e foi liberado após ser submetido a dois exames de sangue que apresentaram resultados negativos para a doença.

Antes que o surto seja declarado encerrado, a entidade deve aguardar um total de 42 dias, que o equivalente a duas vezes o período de incubação do vírus, após o registro da última pessoa exposta a um paciente infectado sem que nenhum novo caso confirmado seja detectado.

Leia também: Ebola voltou: entenda como a doença se espalha e por que o vírus é tão temido

Epidemia de Ebola

De 1º de abril a 3 julho, 53 casos de Ebola foram confirmados na República Democrática do Congo , incluindo 29 mortes. O total inclui 38 casos confirmados laboratorialmente e 15 casos prováveis (pacientes considerados suspeitos para a doença, mas que morreram antes que a coleta de sangue fosse feita). Cinco casos envolveram profissionais de saúde, dos quais quatro foram confirmados e dois morreram.

Na última vez que o vírus Ebola atingiu a África ocidental,  mais de 11.300 pessoas morreram em Guiné, Serra Leoa e Libéria . A epidemia aconteceu entre 2014 e 2016 e afetou quase 30 mil habitantes.

Descoberto em 1976, o agente infeccioso assolou o continente africano ocasionando vítimas rapidamente, fazendo a situação sair muitas vezes do controle das autoridades de Saúde dos países afetados.

A infecção causada pelo vírus é grave e de fácil contágio, por isso tamanha preocupação desde que o Congo anunciou uma nova epidemia de Ebola  em abril deste ano. Essa é a nona vez que o país declara guerra ao vírus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!