Karl Marx é homenageado por Xi Jinping, em uma cerimônia solene na China; amanhã ele completaria 200 anos
Reprodução/News.cn
Karl Marx é homenageado por Xi Jinping, em uma cerimônia solene na China; amanhã ele completaria 200 anos

O presidente da China , Xi Jinping, protagonizou uma cerimônia solene, nesta sexta-feira (4), em homenagem a Karl Marx. A celebração se deu devido ao aniversário de 200 anos do nascimento do pensador, que marca a data de amanhã, dia 5 de maio. 

Leia também: Em 1º discurso, novo presidente cubano promete 'aperfeiçoamento do socialismo'

O evento solene aconteceu no Grande Palácio do Povo, onde o Xi Jinping elogiou as ideias de Karl Marx em um discurso político de 1h30 de duração, feito perante personalidades militares e civis do país no plenário onde o regime celebra suas principais cerimônias.

Teoricamente, as ideias do pensador alemão ainda regem o atual regime comunista chinês. No entanto, quem defende Marx garante que a o comunismo chinês muito se distancia do socialismo marxista

“O marxismo, como um amanhecer espetacular, ilumina o caminho da humanidade na sua exploração das leis históricas e na busca da sua própria libertação”, afirmou Xi.

Um enorme retrato do filósofo presidiu a cerimônia, no mesmo lugar que em outros grandes eventos do regime são geralmente colocados o escudo da República Popular ou a foice e o martelo que simbolizam o Partido Comunista da China.

Leia também: Na ONU, Trump ameaça destruir Coreia do Norte e critica socialistas e comunistas

Você viu?

“Duzentos anos depois, devido às enormes e profundas mudanças na sociedade humana, o nome de Karl Marx é ainda respeitado em todo o mundo e sua teoria ainda brilha com a luz brilhante da verdade”, afirmou o presidente da China. No seu discurso, Xi  repassou várias passagens da vida do teórico político.

Xi, que promoveu em seus cinco primeiros anos de governo o estudo teórico do marxismo entre os líderes comunistas para alcançar certo “regresso às raízes”, não hesitou em qualificar Marx, hoje, como “o maior pensador dos tempos modernos” na sua qualidade de “professor da revolução do proletariado”.

Diversas comemorações

O segundo centenário do nascimento de Marx foi comemorado na China com várias atividades que vão desde a organização de exposições à reedição por parte de editoriais estatais de clássicos marxistas como “O Capital” e “Manifesto Comunista”, este último escrito ao lado de seu compatriota Friedrich Engels.

O discurso de Xi aconteceu perto do final de uma blitz de propaganda política de uma semana, com talk shows dizendo “Marx estava certo” e desenhos sobre sua juventude rebelde, cuja meta foi mostrar que suas teorias continuam relevantes para a China moderna e a próxima geração.

Atualmente, a China, maior país do mundo a se identificar como socialista, exibe exteriormente todos os aspectos de uma sociedade capitalista moderna, do consumo desenfreado às diferenças acentuadas entre a elite urbana e os pobres do interior.

Leia também: Papa diz que comunistas pensam como os cristãos e evita falar sobre Trump

A suposta contradição entre a retórica partidária e a aparência tem levado muitos analistas a sugerirem que o partido não é mais motivado de fato pelas ideias de Karl Marx , mas coloca as preocupações práticas e econômicas acima de todo o resto.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!