Número de mortos após terremoto em Taiwan sobe para 4; 145 estão desaparecidos

Mais de 240 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de emergência; tremor foi de magnitude 6,4 na escala Richter e teve várias réplicas na região

Taiwan já resgatou mais de 240 pessoas que ficaram presas nos edifícios mais danificados da cidade após o terremoto
Foto: Reprodução/Twitter
Taiwan já resgatou mais de 240 pessoas que ficaram presas nos edifícios mais danificados da cidade após o terremoto

As autoridades de Taiwan anunciaram, nesta quarta-feira (7), que o número de mortos no terremoto que atingiu o país , nessa terça (6), subiu para quatro. Além disso, outras 145 pessoas ainda continuam desaparecidas.

O terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter deixou edifícios seriamente comprometidos na cidade de Hua-lien, entre eles, o Yunmencuidi e o Marshal Hotel, que cedeu por causa do sismo. Mais de 240 pessoas que ficaram presas nos prédios mais danificados de Taiwan já foram resgatadas. 

Em entrevista ao jornal britânico BBC , a testemunha Zeena Starbuck disse que é possível vez luzas dentro do hotel. "Pessoas com telefones estão acendendo as luzes da lanterna para que as pessoas saibam que estão lá".

As proximidades de Hua-lien foram as mais afetadas, mas o forte terremoto também foi sentido em toda a ilha e provocou pânico entre a população. Ao todo, 40 mil casas estão sem água, além de estradas e portos fechados.

Segundo o Centro de Resposta a Emergências de Taiwan, cerca de 830 pessoas tiveram que abandonar suas casas por causa do tremor e 643 delas foram levadas para abrigos provisórios.

Leia também: Terremoto de 8,2 de magnitude no Alasca gera alerta de tsunami

O forte terremoto aconteceu às 23h50 (horário local) de ontem e teve seu epicentro a 18,3 km de Hua-lien, que fica próximo da tradicional destinação turística de Taroko Gorge. O tremor teve várias réplicas.

Histórico de tremores de terra no Taiwan

O terremoto mais devastador de toda a história do país ocorreu no ano de 1999 e teve magnitude 7.6 matando cerca de 2,4 mil pessoas.

Em fevereiro de 2016, o complexo de apartamentos Wei-Guan, de 16 andares, caiu de lado, com muitos de seus moradores ficando enterrados entre os escombros. O motivo da queda também foi um tremor de terra.

Leia também: Chuva deixa turistas ilhados em "van do Scooby-Doo" em área cheia de crocodilos

O Taiwan está localizado no ponto de conjunção de duas placas tectônicas, no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", conhecido pela intensa atividade sísmica e vulcânica, o que justifica a sequência e a intensidade dos terremotos na região.

* Com informações da Agência Ansa.