'Por que todas essas pessoas desses buracos de merda vêm parar aqui?', teria dito Donald Trump na última terça
Reprodução/The Adelphi
'Por que todas essas pessoas desses buracos de merda vêm parar aqui?', teria dito Donald Trump na última terça

O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump, usou palavras de baixo calão, durante uma reunião com membros do Congresso sobre os debates para uma nova lei migratória. De acordo com a mídia norte-americana, os xingamentos proferidos pelo republicano teriam sido direcionados aos imigrantes haitianos, salvadorenhos e africanos que chegam ao país.

Leia também: Veja tudo sobre Donald Trump no iG

"Por que todas essas pessoas desses buracos de merda vêm parar aqui?", teria dito Donald Trump aos democratas e republicanos durante uma reunião na última terça-feira (9), segundo informou nesta quinta-feira (11) o jornal The Washington Post .

O comentário polêmico do magnata referia-se ao debate sobre a chegada massiva de estrangeiros do Haiti, de El Salvador e de nações africanas nas terras norte-americanas.

De acordo com as fontes, o presidente ainda teria afirmado que os EUA estariam melhores se atraíssem pessoas como os "noruegueses". "Por que nós precisamos de mais haitianos? Mantenham eles longe", teria acrescentado o republicano, deixando os congressistas sem palavras.  O presidente nega tal episódio.

Casa Branca é discreta sobre o assunto

Questionada, a Casa Branca não quis comentar o caso, deixando em aberto a possibilidade de Trump, realmente, ter se dirigido dessa maneira aos imigrantes.

Leia também: Trump enfrentaria Oprah com prazer na disputa presidencial, diz Casa Branca

O governo limitou-se a ser diplomático e dizer que o mandatário "sempre lutará pelo povo norte-americano" enquanto "alguns políticos de Washington lutam por países estrangeiros".

"Como outros países que tem uma imigração baseada no mérito, o presidente Trump está lutando por soluções permanentes para fazer nosso país mais forte, dando as boas vindas àqueles que podem contribuir para a nossa sociedade, crescer nossa economia e assimilá-la dentro de nossa grande nação", disse um dos porta-vozes da Casa Branca, Raj Shah.

Consequências das palavras do republicano

A declaração do presidente pode complicar ainda mais um acordo bipartidário no tema da imigração.

Após a reunião da terça, a mídia veiculou que Trump teria condicionado a liberação para a permanência dos chamados "dreamers" - os estrangeiros que chegaram aos EUA ainda crianças e jovens - à construção do muro na fronteira com o México.

Leia também: Donald Trump pede US$ 18 bilhões para construir muro na fronteira com o México

Frear a imigração foi uma das chaves da campanha presidencial de Donald Trump. No entanto, ao assumir o governo, ele enfrentou resistência tanto política como judicial para aplicar diversas medidas contra os imigrantes e estrangeiros.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!