No fim do ano, o norte-coreano, Kim Jong-un, já havia manifestado o seu interesse em se reaproximar da Coreia do Sul
Wikimedia Commons
No fim do ano, o norte-coreano, Kim Jong-un, já havia manifestado o seu interesse em se reaproximar da Coreia do Sul

Pelo que tudo indica, 2018 pode ser o ano da reaproximação histórica entre as duas Coreias.  Isso porque, após quase dois anos, a Coreia do Norte reabriu o canal de comunicação por telefone com Seul, nesta quarta-feira (3), retomando a conversação com a Coreia do Sul. 

Leia também: Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un diz ter 'botão nuclear' na sua mesa

De acordo com a agência oficial de notícias coreana KCNA , a reativação ocorre 24 horas depois da Coreia do Sul fazer um convite para os vizinhos do Norte para uma reunião em que seria debatida a participação de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Tais Olimpíadas serão disputadas na cidade sul-coreana de Pyeongchang, entre 9 e 25 de fevereiro.

Ainda segundo a KCNA , a atitude do governo de Seul foi "muito bem recebida" pelo ditador Kim Jong-un e o primeiro telefonema entre o representante de seu governo e o chefe do Ministério pela Unificação foi realizado às 15h30 (perto das 4h30 no horário de Brasília).

"Apoiando a decisão de nossa liderança, nós manteremos contatos estreitos com o Sul de uma maneira sincera e real. Além disso, discutiremos temas operacionais sobre o potencial envio de nossa delegação", disse o chefe da agência norte-coreana que gerencia as relações com o Sul, Ri Son-gwon.

Leia também: ONU aprova novas sanções contra Coreia do Norte, após novos testes nucleares

Apesar do pronunciamento, Ri Son-gwon não especificou se o tal convite de encontro proposto por Seual será aceito por Pyongyang. Por sua vez, o Gabinete da Presidência de Seul acolheu positivamente o anúncio de reabrir o canal de comunicação .

"Acredito nos sinais de passagem para um ambiente de comunicações possíveis em cada momento", disse o chefe de imprensa do governo sul-coreano, Yoon Young-chan.

Reaproximação (surpreendentemente) proposta por Kim Jong-un

Em sua mensgaem de fim de ano, o ditador norte-coreano adotou um tom mais conciliador com os vizinhos do Sul.

"As Olimpíadas de Inverno, que ocorrerão em breve na Coreia do Sul, serão uma boa oportunidade para mostrar o estado da nação coreana e desejamos, sinceramente, que o evento se desenvolva com resultados positivos", disse sobre os Jogos de Pyeongchang, que ocorrem entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

Leia também: Em resposta a Kim Jong-un, Trump diz que 'seu botão nuclear é maior'

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!