Polícia encontra seis homens enforcados em pontes de cidade turística no México

Sem muitos detalhes, autoridades disseram que, geralmente, grupos criminosos costumam pendurar suas vítimas, a fim de intimidar seus rivais

Os corpos de seis homens foram encontrados pendurados em três pontes diferentes perto da estância turística mexicana de Los Cabos , na península de Baja Califórnia, na quarta-feira (20).

Leia também: Dois suspeitos são presos por atropelamento que deixou 14 feridos em Melbourne

As autoridades locais não deram muitos detalhes sobre o que de fato ocorreu com os homens amarrados nas pontes , porém ressaltam que, geralmente, grupos de traficantes costumam pendurar suas vítimas assassinadas em publico, com o intuito de intimidar seus rivais. 

Seis homens foram encontrados enforcados em diferentes pontes no México; autoridades não deram detalhes
Foto: Reprodução
Seis homens foram encontrados enforcados em diferentes pontes no México; autoridades não deram detalhes

Por meio de um comunicado, promotores locais informaram que dois corpos foram encontrados em uma ponte em Las Veredas, perto do aeroporto internacional de Los Cabos, e outros dois foram vistos em uma ponte na rodovia entre Cabo San Lucas e San José del Cabo. Mais dois corpos foram achados em uma terceira ponte, próxima ao aeroporto.

Aumento da violência

Os crimes de violência aumentaram significativamente em Baja Califórnia, principalmente nas redondezas do resort de Los Cabos. O local, que costumava ser pacífico, é visitado por milhares de turistas estrangeiros todos os anos. Vale mencionar que, na semana passada, o chefe da polícia de Los Cabos, Juan Manuel Mayorga, foi morto a tiros, nas proximidades.

Leia também: Balsa com 251 pessoas a bordo naufraga nas Filipinas; ao menos quatro morreram

Este ano foi considerado um dos mais violentos da história para o México, desde o surgimento do Cartel Jalisco New Generation , que agora é um dos mais poderosos do país, e com as disputas entre outros grupos criminosos, que vem potencializando as taxas de homicídio.

Na terça-feira (19), as autoridades do estado do norte de Chihuahua comunicaram que aproximadamente 12 pessoas foram mortas em confrontos entre grupos armados. O governador do estado de Baja California Sur, Carlos Mendoza Davis, afirmou que os incidentes ainda estavam sendo investigados.

"Eu condeno esses atos e qualquer expressão de violência. Hoje, mais do que nunca em #BCS, deveríamos estar unidos", postou em seu Twitter, utilizando a hashtag com as iniciais do estado.

Neste ano, os homicídios duplicaram em Baja Califórnia Sur, com 409 mortes até outubro. Em 2016, ao menos 192 pessoas foram assassinadas. Em junho, autoridades relataram ter encontrado uma fossa maciça com os corpos de 11 homens e três mulheres perto de Los Cabos.

Leia também: Incêndio em academia deixa ao menos 18 mortos e 24 feridos na Coreia do Sul

De acordo com o operador do Grupo Aeroportuario del Pacífico, as pontes próximas ao aeroporto , onde os rapazes foram deixados são movimentadas. Até o momento, mais de 4,4 milhões de passageiros, principalmente internacionais, já circularam por elas.

*Com informações do The Guardian