Blogueira italiana é presa por incentivar a anorexia entre jovens

A polícia italiana levou um ano para identificar a jovem. Investigação começou após uma denúncia de uma mãe, que percebeu que a adolescente estava com transtorno alimentar e que isso era incentivado pela blogueira

Blogueira de 19 anos é presa na Itália neste domingo (26). Ela é acusada de incentivar a suas seguidores a terem anorexia
Foto: Pixabay/divulgação
Blogueira de 19 anos é presa na Itália neste domingo (26). Ela é acusada de incentivar a suas seguidores a terem anorexia


Uma blogueira italiana, de apenas 19 anos, foi presa na manhã deste domingo (26) acusada de usar o seu blog para instigar que suas leitoras se tornem anoréxicas. Segundo informações da agência Ansa, a jovem foi presa pelo crime de “instigação ao suicídio”, por incentivar como as seguidoras a ter anorexia, em Porto Recanati, na região central a Itália. O nome da bloguer e o site não foram revelados.

Leia também: Alemão esquece onde estacionou seu carro e o "reencontra" apenas 20 anos depois

A agência de notícias explicou que as investigações começaram em Ivrea, no norte do país, após receber a denuncia da mãe de uma adolescente, sendo que o caso começou a ser investigado em dezembro do ano passado. A denúncia envolveu o comportamento de uma adolescente de 15 anos, que segundo sua mãe, desenvolveu anorexia após seguir o blog da italiana.

A mãe da adolescente começou a desconfiar do comportamento de sua filha, pois a mesma passou a apresentar distúrbios alimentares graves. Ao passar a controlar o que sua filha consumia na internet, sites visitados descobriu o conteúdo desta blogueira e para salvar a adolescente, denunciou o blog.

A mulher, que também não teve a identidade revelada, afirmou a Ansa que a doença da sua filha foi tão grave que a adolescente precisou de um longo tratamento com psicólogos e psiquiatras para retornar a vida normal.

Leia também: Homem morre com suspeita de febre amarela e Distrito Federal entra em alerta

A agência afirmou na reportagem que agentes policiais se passaram por jovens interessadas no conteúdo do site e que passaram a seguir duas blogueiras suspeitas – uma suspeita era uma bloguer holandesa, durante um ano até chegarem  na italiana.

Como não há uma lei específica sobre incentivar distúrbios alimentares, a jovem de 19 anos responderá pelo crime de instigação ao suicídio, uma vez que casos graves de anorexia podem chegar a matar.

Doença

Dados da sociedade Italiana de Pediatria (SIP) apontam que no país mais de três milhões de italianos têm algum tipo de transtorno alimentar , sendo que a doença começou a se desenvolver entre os oito e 10 anos de idade.

O número é influenciado pela cultura de um corpo ideal, sendo ele magro. O estudo da SIP identificou ainda que das 10 mil pessoas avaliadas, 28% disseram estar acima do peso ideal, sendo que apenas 11% delas realmente estavam. Além da anorexia, os italianos tem registrado o crescente número de pessoas diagnosticadas com bulimia .

*Com informações da Agência Ansa

Leia também: Homem leva urso para "dar uma voltinha" em seu carro na Rússia; assista ao vídeo