Estações do metrô de Londres são fechadas após alarme falso de terrorismo

Polícia foi chamada após relatos de tiros em estação próxima a importante rua de comércio de Londres; sem indícios de disparos, estações reabriram

Estações foram fechadas e Oxford Street isolada após relatos de tiros
Foto: Reprodução/CNN
Estações foram fechadas e Oxford Street isolada após relatos de tiros

Confusão e correria tomaram conta do centro de Londres, capital do Reino Unido, nesta sexta-feira (24). Após passageiros de uma movimentada estação de metrô acreditarem terem ouvido tiros, várias pessoas começaram a correr, e o local e seus aredores foram rapidamente esvaziados pela polícia.  No entato, vendo que se tratava de um alarme falso, o bloqueio à região foi cancelado pelas autoridades. O incidente acontece no mesmo dia que um atentado que matou mais de 230 pessoas, no Egito .

De acordo com o jornal The Guardian, os tiros teriam acontecido, às 16:30 no horário local (14:30 no horário de Brasília) na estação Oxford Circus, que atende a movimentada Oxford Street , importante centro de compras de Londres . Em pânico, passageiros começaram a correr e na rua, compradores também tentaram fugir. 

A polícia metropolitana foi chamada, que rapidamente fechou a estação, juntamente com a estação vizinha Bond Street, e isolou toda a região.  Em sua conta no Twitter, a corporação aconselhou pessoas a ficar em casa ou se proteger em estabelecimentos comerciais. 

"Se você está na Oxford Street, ache um prédio, entre e não saia até novas orientações", pediu a corporação pelo Twitter.


O incidente aconteceu em plena Black Friday, o dia de compras que atrai mais pessoas do que o normal devido aos grandes descontos.

No entanto, a polícia não encontrou vítimas baleadas nem provas de que tiros foram disparados e o bloqueio foi interrompido cerca de duas horas depois. De acordo com o The Guardian, uma mulher se feriu ao correr na confusão. 

Mesmo assim, enquanto ainda achavam que se tratava de um ataque terrorista, pessoas lotaram pubs e lojas para sair da rua, e a Universidade de Westminter, que fica próxima, fechou o acesso a todos. 

Mas no fim da noite, no horário local, a movimentação na Oxford Street voltou ao normal. 

Veja também: Oficial confirmou morte das pessoas a bordo de submarino, diz pai de tripulante

Relatos de pânico

Várias testemunhas relataram o pânico pelas redes sociais. Um usuário descreveu a cena, com um vídeo em que é possível ver pessoas correndo. “Multidões correndo pela Oxford Street para longe da [estação] Oxford Circus. Tenham cuidado pessoal”, ele publicou.


Outro fala da ação da polícia: “Oxford Street, proximidades e a estação de metro são evacuadas”.




Leia também: Acompanhe tudo que acontece no mundo