Passa de 400 o número de mortos em terremoto na fronteira entre Iraque e Irã

Tremor de terra de 7,3 graus de magnitude feriu mais de sete mil pessoas; epicentro do terremoto foi localizado a 300 km de Bagdá, capital iraquiana

Terremoto de 7,3 graus na fronteira entre o Iraque e o Irã fez mais de 400 mortos e milhares de vítimas
Foto: Reprodução/ Gulf News
Terremoto de 7,3 graus na fronteira entre o Iraque e o Irã fez mais de 400 mortos e milhares de vítimas



Já passa de 400 o número atualizado de vítimas fatais do terremoto de 7,3 graus na escala Richter que atingiu, na noite deste domingo (12), a região na fronteira entre o Irã e o Iraque . Nesta segunda-feira (13), o número de mortos e feridos foi atualizado, totalizando 414 vidas perdidas e mais de sete mil pessoas sendo atendidas em hospitais.

Leia também: Veja vídeos de momentos desesperadores durante terremoto no México

O terremoto foi registrado às 21h48 (15h48 no horário de Brasília) e teve epicentro localizado a 32 km a sudoeste da cidade iraquiana de Halabja (a cerca de 300 km a noroeste da capital Bagdá).

A maioria das vítimas estavam no Irã. No país, o número de mortos registrado chegou a 407, nesta segunda-feira, e o de feridos passou para 6.700, de acordo com a agência de notícias local Irna .

No Iraque, o tremor deixou sete mortos na província de Suleimaniya, que fica na região do Curdistão iraquiano. Cerca de 14 províncias iraquianas sentiram o tremor de terra. Pelo menos 300 iraquianos ficaram feridos

Foram emitidos alertas em cidades de Israel e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

"O objetivo agora é acelerar o envio de ajudas e as operações de socorro das pessoas soterradas nos escombros", informou o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei.

A Turquia anunciou que o primeio comboio com ajuda humanitária já partiu para a zona do sismo. De acordo com o premier Binali Yildirim, a Defesa Civil Turca (Afad) enviou comida, remédios, 4 mil tendas de abrigo e 7 mil cobertores, além de profissionais médicos e de resgate.

Leia também: Terremoto no México deixa mais de 200 mortos; dezenas de prédios desabaram

O tremor de terra foi sentido também no sudeste da Turquia, mas não provocou danos.

Tremores de terra no Irã

O país persa fica localizado em uma grande falha geológica e está suscetível a terremotos devastadores.

Em 2003, 30 mil pessoas morreram em um terremoto em Bam, na província de Kerman, no sudeste do Irã. Em 1990, cerca de 50 mil foram mortos em um tremor cujo epicentro ocorreu perto do Mar Cáspio. 

Leia também: Entenda como acontecem os tremores de terra pelo mundo

* Com informações da Agência Ansa.