As previsões são de que a tempestade Nate também chegue ao golfo da Flórida, o Alabama, o Mississipi e a Geórgia
Reprodução/Twitter Matt O'Donnell
As previsões são de que a tempestade Nate também chegue ao golfo da Flórida, o Alabama, o Mississipi e a Geórgia

A tempestade tropical Nate já deixou pelo menos 25 mortos ao passar por Honduras, Costa Rica e Nicarágua. Avançando na América Central, a tormenta deve chegar ao México ainda nesta sexta-feira (6), na província de Yucatán, e se transformar em furacão de categoria 1, com ventos de até 150 quilômetros por hora (km/h), no mar do Golfo do México.

Leia também: Deputado 'pró-vida' renuncia nos EUA após ter pedido para amante abortar

Depois de virar fucacão de categoria 1, a tempestade tropical Nate deve chegar ao território dos Estados Unidos, na região de Nova Orleans, em Louisiana, na madrugada do sábado (7). Em sua passagem pela América Central, a tormenta atingiu ventos de até 65 km/h. A maioria das vítimas fatais era de Nicarágua, que contabiliza 11 mortos e sete desaparecidos. Na Costa Rica foram oito mortos e há registro de 15 desaparecidos, de acordo com as últimas informações do governo costa-riquenho, que decretou estado de emergência.

Os estragos causados pela tormenta são enormes. Na Nicarágua , pelo menos 10 mil pessoas tiveram suas casas danificadas, enquanto na Costa Rica são cinco mil pessoas que tiveram de deixar suas casas em risco, sendo encaminhadas para abrigos. 

"Às vezes, pensamos que podemos atravessar um rio, e a coisa mais difícil de entender é que devemos aguardar", diz um alerta da rádio pública da Nicarágua, para que pessoas evitem águas perigosas. "É melhor estar atrasado do que não chegar lá".

Leia também: Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares ganha Nobel da Paz

O governo da Costa Rica declarou o estado de emergência, fechando todas as escolas e todos os serviços não essenciais no momento. Na região, entre a quarta (5) e a quinta-feira (6), o volume de água foi de 215 litros por metro quadrado, de acordo com o Instituto de Meteorologia costa-riquenho. Além disso, o aeroporto internacional de San José, capital do país, teve os voos internacionais interrompidos. 

Furacões atingem região

A tormenta Nate poderá se tornar o 14º furacão na temporada deste ano no Oceano Atlântico
Reprodução/Twitter Hurricane Hunters
A tormenta Nate poderá se tornar o 14º furacão na temporada deste ano no Oceano Atlântico

Caso realmente suba de categoria, a tempestade tropical poderá se tornar o 14º furacão na temporada deste ano no Oceano Atlântico. Quando atingirem Nova Orleans , nos Estados Unidos, no sábado, os ventos fortes poderão ir se enfraquecendo, voltando à categoria de tempestade. As previsões são de que a tempestade Nate atinja, além da Louisiana, o golfo da Flórida, o Alabama, o Mississipi e a Geórgia, entre amanhã e o começo da próxima semana.

Leia também: Tribunal da Espanha suspende sessão de independência da Catalunha

 *Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!