Terremoto atingiu o México no dia 8 de setembro deixou 100 mortos; e novos tremores assombram população nesta terça
Reprodução/Twitter
Terremoto atingiu o México no dia 8 de setembro deixou 100 mortos; e novos tremores assombram população nesta terça

As autoridades do México informaram que ao menos 226 mortes já foram contabilizadas em decorrência de um forte  terremoto  que atingiu parte do país na tarde desta terça-feira (19). De acordo com as medições do Serviço Sismológico Nacional (SSN), o tremor verificado próximo à capital mexicana atingiu magnitude de 7,1 graus na escala aberta de Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. 

Leia também: Furacão "Maria" sobe para categoria 5 e chega na ilha de Dominica

O centro do sismo aconteceu a sete quilômetros ao oeste de Chiautla de Taipa, no estado de Puebla, a cerca de 100 km da Cidade do México. O número de vítimas fatais por causa do teremoto no México não para de aumentar. Segundo o último balanço oficial, 226 pessoas morreram no país. São 117 mortes na capital mexicana, 12 no estado do México, 55 em Morelos, 39 em Puebla e três em Guerrero. O governador de Morelos, Graco Ramírez, anunciou que os serviços de emergência locais já foram notificados sobre mortes em ao menos 11 municípios do estado. 

Além das vítimas fatais, o país contabiliza os danos materiais causados pelos tremores hoje. Pelo menos 49 edifícios desabaram em toda a região atingida, e quase quatro milhões de pessoas estão sem energia – mesmo horas depois do terremoto. 

Leia também: Com nova pasta, ONU promete "tolerância zero" a membros que cometem abuso sexual

O forte terremoto causou momentos de pânico no país, na mesma data em que se completam 32 anos de um poderoso sismo que deixou 10 mil mortos na Cidade do México. Também nesta terça-feira ocorreram treinamentos antissísmicos com corporações mexicanas e, momentos seguintes às simulações, os tremores abalaram diversas cidades. 


Outros casos

No dia 8 de setembro deste ano, diversos estados mexicanos registraram o pior terremoto desde 1932.  O sismo de 8,2 graus na escala Richter causou quase 100 mortos nos estados de Oaxaca, Chiapas e Tabasco. 

Leia também: Furacão Maria destrói 'tudo que o dinheiro pode comprar' em Dominica, diz premiê

Além disso, nesta terça-feira, centenas de pessoas relembraram os 32 anos do maior terremoto que atingiu a Cidade do México . Em 1985, um tremor de 8 graus de magnitude destruiu a capital e deixou mais de 10 mil mortos.

*Com informações da Agência Brasil e Agência Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!