Tufão Doksuri, no Vietnã, deverá segui para o oeste do país e perder força nos próximos dias
Reprodução/Twitter
Tufão Doksuri, no Vietnã, deverá segui para o oeste do país e perder força nos próximos dias

Mais de 100 mil casas foram atingidas pelo tufão Doksuri, no Vietnã. Ainda não foi confirmado o número de mortes, mas, por enquanto a notificação é de três óbitos. O furacão chegou ao pais com ventos de 135 km/h e fortes chuvas, segundo as autoridades locais divulgaram neste sábado (16).

Leia também: Após novo míssil da Coreia do Norte, Conselho de Segurança exige fim de testes

O concelho central do Departamento de Controle e Prevenção de Desastres Naturais afirmou que as mortes no Vietnã , provocadas pelo tufão, ocorreram nas províncias de Thua Thien-Hue, Há Tinh e Quang Binh.

O número de casas danificadas na região central do país, por onde a tempestade entrou, foi informado pelo Centro de Assistência Humanitária da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

O comitê popular de Ky Anh, região da província de Há Tinh, também declarou que as inundações ou ventania também afetaram 80% das construções dessa área, incluindo as estruturas imobiliárias de escolas, sanatórios e recintos religiosos.

Leia também: 'Crianças tentavam fugir pelas janelas', diz testemunha de incêndio que matou 23

Autoridades

Antes do fenômeno natural acontecer, as autoridades locais já haviam provocado, propositalmente, blecautes em “grandes áreas”. De acordo com o Centro de Assistência Humanitária da ASEAN, a medida foi tomada para prevenir contra os males causados pelo furacão que, segundo a imprensa vietnamita, acometeu mais de 1,3 milhões de pessoas.

Em uma declaração, o presidente do comitê popular de Thua Thien-Hue, Nguyen Van Cao declarou que o abastecimento de água nas barragens e reservas da província é suficiente e estava em um nível aceitável. Além disso, ele acrescentou que, caso o Doksuri continue no país, o armazenamento de alimento também foi feito.

O furacão começou a afetar a província de Há Tinh na sexta-feira (15). Os meteorologistas preveem que a tempestade atravesse o país no sentido oeste, e, com isso, deverá perder a força até desaparecer.

Essa não é a primeira vez que os vietnamitas precisam lidar com tal fenômeno. Só neste ano esse é o 10º tufão que o Vietnã registra. De acordo com os dados oficiais, até o momento, os desastres naturais já deixaram, ao longo do ano, aproximadamente 140 mortos.

Leia também: Mais de 20 mil são evacuados após ameaças simultâneas de bombas em Moscou

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!