Papa Francisco teve a rota do seu voo alterada por conta do furacão Irma
Reprodução/Twitter
Papa Francisco teve a rota do seu voo alterada por conta do furacão Irma

O olho do furacão Irma atravessou, nesta quarta-feira (6), a Ilha de Barbuda, no Caribe . De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, o furacão possui efeitos "potencialmente catastróficos" na região e no restante das Pequenas Antilhas, em Porto Rico, na República Dominicana e em outras áreas do Caribe.

Leia também: Usina química registra duas explosões após passagem de furacão no Texas, EUA

Já com a categoria 5 – a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson – o furacão Irma cruzou Barbuda por volta das 2h no horário local (às 3h no horário de Brasília). Com ventos máximos de 295 quilômetros por hora (km/h), ele avança para o norte-noroeste.

Na Ilha de Barbuda, atualmente, vivem 1.645 pessoas. Além disso, que acordo com o último censo de 2011, há, na ilha, 545 moradias.

Trajetória do furacão

Segundo o padrão de trajetória traçado pelo NHC, após atravessar as Pequenas Antilhas, o furacão passará perto ou apenas ao Norte de Porto Rico, por volta do meio-dia desta quarta-feira.

Depois de Porto Rico, o Irma passará provavelmente pelo Norte da República Dominicana, as Bahamas, o Norte de Cuba e chegará à Flórida no fim de semana.

Leia também: Após furacão Harvey, família encontra jacaré vivendo em sua sala de jantar

Com algumas oscilações, os meteorologistas preveem que o Irma se mantenha em categoria 4 ou 5 nas próximas 48 horas.

Papa muda rota de voo para evitar o furação

Por conta da trajetória prevista para o furacão, o avião que levará o papa Francisco , nesta quarta-feira (6), de Roma a Bogotá, modificará sua rota para evitá-lo.

O voo AZ4000, da companhia aérea Alitalia, tem previsão de decolar por volta das 11h (hora local), do Aeroporto de Fiumicino, em Roma. A bordo, além do pontífice, viajam cerca de 20 pessoas da delegação pontífice e 71 jornalistas.

O papa tem previsão de chegar na capital colombiana às 16h30 (horário local, 18h30 de Brasília) e onde ficará até o dia 10 e visitará Bogotá , Villavicencio, Medellín e Cartagena das Índias. 

Considerado extremamente perigoso, o furacão Irma é o mais intenso formado no Atlântico desde o Allen, que em 1980 atingiu ventos máximos de 305km/h.

Leia também: Cachorro é visto carregando saco de ração na rua após furacão Harvey, nos EUA

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!