Estátua de Cristóvão Colombo foi decapitada em parque de Nova York. Ele foi chamado de 'genocida'
Reprodução/Mark Vergari/lohud
Estátua de Cristóvão Colombo foi decapitada em parque de Nova York. Ele foi chamado de 'genocida'

Um busto de bronze do navegador e explorador italiano Cristóvão Colombo foi 'decapitado' e pichado no Parque de Yonkers, em Nova York . O incidente é mais um dos recentes ataques aos símbolos e estátuas de confederados nos Estados Unidos.

Leia também: Após silêncio do pai, Ivanka Trump se posiciona contra supremacia branca dos EUA

No pedestal do busto de Cristóvão Colombo foi pichada a frase "não honre o genocídio". Esse movimento de vandalismo contra as estátuas eclodiu depois dos episódios de violência em Charlottesville, na Virgínia – quando a supremacia branca norte-americana foi às ruas e entrou em confronto com manifestantes anti-fascistas.

O ataque ao busto do navegante no Parque de Yonkers é o terceiro a acontecer contra monumentos do descobridor genovês. Antes disso, uma estátua do italiano no Texas, e outra em Baltimore, já haviam sido destruídas.

Dois dias depois da violência em Charlottesville, manifestantes derrubaram a estátua de um soldado confederado no sudeste dos Estados Unidos . O monumento foi erguido em 1924, em Durham, na Carolina do Norte, em homenagem aos soldados do campo confederado mortos na Guerra de Secessão americana (1861-1865).

Leia também: Vítima de atropelamento durante confrontos nos EUA é identificada

Qual é o problema com Colombo?

O motivo de vandalizarem as estátuas de Colombo é porque o italiano é considerado um símbolo racista por grande parte dos norte-americanos. O mesmo aconteceu com os chamados "heróis sulistas", que já tiveram diversos monumentos em suas homenagens destruídos.

No final do mês agosto, a cidade de Los Angeles cancelou o feriado nacional do Dia de Colombo , substituindo-o para "Dia do Nativo e do Povo Indígena".

Cristóvão Colombo foi o responsável por liderar a frota que chegou ao continente americano no dia 12 de outubro de 1492. Ele empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objetivo de chegar até a Índia. Porém, durante a sua jornada, o navegante chegou a descobrir as ilhas das Caraíbas (Antilhas). Mais tarde, foi responsável pelo descobrimento da costa do Golfo do México na América Central.

Leia também: Entenda como a eleição de Trump afeta a luta contra o racismo

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!