Jovem de 14 anos foi filmado dançando Macarena em faixa enquanto carros aguardavam sinal abrir
Reprodução/Youtube
Jovem de 14 anos foi filmado dançando Macarena em faixa enquanto carros aguardavam sinal abrir

Um adolescente de 14 anos que havia sido detido nesta terça-feira (22) por ter dançado o hit 'Macarena' no meio da rua, na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, foi solto na manhã desta quarta-feira (23). 

Leia também: Trump e Arábia Saudita planejam acordo bilionário de armas

O jovem – que não teve nem nacionalidade nem nome revelados – foi levado preso depois que um vídeo em que ele dançava a música viralizou na internet, na última segunda-feira (21). ' Macarena ' é uma música que fez sucesso na década de 1990, que possui passos característicos e que é proibida na Arábia Saudita.

Na imagens, o adolescente aparece dançando na faixa de pedestres, no meio de um cruzamento, impedindo a passagem dos carros. O menino está vestindo uma camiseta listrada, shorts cinza e sapatos coloridos, e está usando fones de ouvido.

O vídeo tem apenas 45 segundos de duração, mas foi o suficiente para causar polêmica em todo o país. De acordo com a polícia da Arábia, o jovem demonstrou "comportamento público impróprio" e atrapalhou o trânsito.

Segundo um comunicado da polícia de Mecca, ele foi levado para prestar depoimento. Não ficou claro se ele foi formalmente acusado antes de ser solto, na manhã desta quarta. Ele saiu da delegacia com uma advertência sobre a segurança rodoviária.

Minissaia em lugar histórico

Na Arábia Saudita, as mulheres são proibidas de aparecer em público com roupas que não sigam o código de vestimenta
Reprodução/Youtube
Na Arábia Saudita, as mulheres são proibidas de aparecer em público com roupas que não sigam o código de vestimenta

O caso acontece cerca de um mês depois que um vídeo publicado por uma jovem em sua página no Twitter causou polêmica na rede social  e fez voltar o debate sobre as restrições de vestimenta pelas quais passam as mulheres na Arábia Saudita.

O vídeo tem apenas seis segundos de duração, mas já mostrou o suficiente para alimentar discussões de horas. Isso porque a jovem aparece andando por um lugar histórico da Arábia Saudita , vestindo apenas uma minissaia e um top cropped.

A questão é que, no país, as mulheres são proibidas de aparecer em público com roupas que não condizem com o código de vestimenta saudita: roupas longas e largas.

A maioria das roupas ainda acompanham um véu que cobre os cabelos e parte do rosto das mulheres.

Leia também: Proibido pastar: Arábia Saudita toma medida inusitada e expulsa camelos do Catar

Assim como na questão das vestimentas e das danças como 'Macarena', a Arábia Saudita tem uma série de regras a serem seguidas, por questões de conservadorismo. Em todo o país, por exemplo, é proibido fazer o gesto conhecido como “dab”, passo típico do rap. Isso porque o movimento, segundo as autoridades, estimula o uso de drogas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!