O atentado terrorista aconteceu em Turku, uma cidade que fica a 140 quilômetros a oeste da capital do país, Helsinque
Reprodução/CNN - 18.08.2017
O atentado terrorista aconteceu em Turku, uma cidade que fica a 140 quilômetros a oeste da capital do país, Helsinque

Um tribunal da cidade de Turku, na Finlândia , decretou nesta terça-feira (22) a prisão preventiva do autor do ataque a facadas ocorrido na última sexta-feira (18), que deixou duas mulheres mortas e outros oito feridos . O ato foi considerado o primeiro atentado terrorista já ocorrido no país.

De acordo com a agência “Efe”, o autor do atentado terrorista na Finlândia é um marroquino de 18 anos, chamado Abderrahman Mechkah, que agora enfrenta duas acusações por homicídio e oito tentativas de homicídio com motivações terroristas. O tribunal realizou a audiência judicial hoje por videoconferência, já que o autor do ataque ainda está internado no hospital de Turku, se recuperando do tiro recebido na perna pelos policiais antes de ser capturado e preso.

Leia também: Terrorista responsável por ataque em Barcelona é morto a tiros pela polícia

O mesmo tribunal irá julgar outros quatro pedidos de prisão preventiva contra outros imigrantes marroquinos no país, presos após o ataque a facadas da sexta-feira. Todos eles são apontados como cúmplices de Mechkah, segundo investigações da polícia finlandesa.

Os marroquinos que serão julgados têm 18, 24 e 28 anos. Todos teriam alguma relação com o autor do esfaqueamento que deixou vítimas em Turku . A polícia ainda pediu que três deles sejam julgados pelos mesmos crimes de Mechkah. Além disso, as autoridades do país fizeram um pedido de ordem internacional de prisão contra um sexto suspeito, também do Marrocos, mas que não mora na Finlândia.

O ataque

Duas pessoas morreram e oito ficaram feridas após um ataque a facadas no centro da cidade de Turku, na Finlândia, por volta das 16h40 locais (10h40 em Brasília) da sexta-feira (18). A polícia prendeu o suspeito após uma troca de tiros, que atingiu sua perna.

Kent Svensson, de 44 anos, que é da Suécia e estava no local no momento do ataque , afirmou que viu um homem com “uma grande faca branca”, atacando as pessoas. “Foi muito horrível. Nós estávamos sentados em um terraço próximo da praça, e uma mulher gritava alto. Então, vi que havia um cara  parado em frente a ela com essa faca enorme, esfaqueando as pessoas”, contou. "No começo, pensei que fosse uma briga entre duas pessoas, depois percebi que havia várias pessoas correndo, envolvidas".

Leia também: Morte de menino desaparecido durante atentado em Barcelona é confirmada

O atentado terrorista aconteceu em Turku, uma cidade que fica a 140 quilômetros a oeste da capital do país, Helsinque.

*As informações são da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!