Phelan qualificou o plano do Estado Islâmico como um dos mais
Reprodução/Ambito.com
Phelan qualificou o plano do Estado Islâmico como um dos mais "sofisticados já tentados em solo australiano"

A polícia australiana afirmou, nesta sexta-feira (4), que o grupo terrorista Estado Islâmico desenvolveu um sofisticado plano para colocar um explosivo no interior de um avião de passageiros, no aeroporto de Sydney.

Leia também: Veja tudo sobre o Estado Islâmico no iG

De acordo com a polícia local, os supostos terroristas do Estado Islâmico – que foram detidos no último sábado (29) ­— chegaram a camuflar uma bomba dentro de um triturador de carne que seria despachado, no dia 15 de julho, em um voo da companhia Etihad Airways.

No entanto, de acordo com o subcomissário de Polícia, Michael Phelan, esse primeiro plano dos jihadistas foi abortado antes que o artefato passasse pelo controle de segurança do aeroporto.

Ainda no aeroporto, a bomba foi desarmada por um dos extremistas e um segundo plano foi acionado para montar um dispositivo químico com sulfureto de hidrogênio, substância altamente tóxica e que leva à morte.

Louvando a atuação dos serviços de inteligência locais para frustrar o ataque, Phelan qualificou o plano terrorista como um dos mais "sofisticados já tentados em solo australiano" e detalhou que os componentes utilizados para a montagem da bomba foram enviados da Turquia por integrantes do grupo terrorista.

Só no sábado, a polícia prendeu quatro pessoas em operações policiais feitas em vários pontos da cidade australiana, duas semanas depois que o plano terrorista foi desarticulado.

Khaled Khayat e Mahmoud Khayat, de 49 e 32 anos respectivamente, foram acusados nesta quinta-feira (3) à noite de terrorismo pela Justiça australiana, enquanto outra pessoa continua detida sob investigação.

Leia também: Jovem alemã que se uniu ao Estado Islâmico é presa por forças iraquianas

Durante a operação, as autoridades encontraram em uma das casas, alvo de buscas, produtos químicos e outros componentes para supostamente montar um segundo dispositivo, que não foi terminado e não se sabe quando e onde seria utilizado.

Alerta em todo o país

Ainda nesta quinta-feira, o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou a decisão de reduzir o nível de alerta terrorista nos aeroportos de "provável" para "possível" ataque.

As autoridades da Austrália , no entanto, querem aumentar as medidas de segurança para prevenir qualquer ataque contra a aviação civil no país.

A Austrália elevou seu alerta para terrorismo em setembro de 2014 e aprovou uma série de leis antiterroristas para evitar que atentados aconteçam em seu território. Desde então, o país sofreu quatro ações violentas e os corpos de segurança frustraram 13 planos para a realização de atentados terroristas. Não há informações sobre quantos deles teriam relação com o Estado Islâmico.

Leia também: Interpol divulga lista com nome de 173 integrantes do grupo Estado Islâmico

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!