Terremoto que ocorreu na madrugada desta sexta matou duas pessoas na Grécia e causou danos na Turquia
Reprodução/Twitter
Terremoto que ocorreu na madrugada desta sexta matou duas pessoas na Grécia e causou danos na Turquia

Um terremoto que atingiu a costa ocidental da Turquia e a ilha grega de Kos, na madrugada desta sexta-feira (21), causou um pequeno tsunami, além de deixar ao menos dois turistas mortos e três feridos na ilha. 

Leia também: Entenda como acontecem os terremotos

O terremoto chegou aos 6,4 graus de magnitude na escala Richter. A onda que o tremor de terra gerou danificou embarcações no porto de Bodrum, informou o prefeito da região, Yorgos Kyritsis.

O observatório sismográfico de Kandilli confirmou que tinha sido registrada uma onda de quase meio metro no litoral de Bodrum, cidade turística com um porto recreativo, mas que não se esperavam mais movimentos marítimos, segundo o jornal Hürriyet .

Ainda de acordo com a publicação, algumas embarcações menores sofreram danos ou ficaram afundadas e cerca de 60 carros foram arrastados pela onda.

No geral, os estragos se limitaram às mercadorias de algumas lojas de cerâmica e mobília de bares, além de rachaduras em alguns prédios antigos, segundo a imprensa local. A governadora da província de Mugla, Esengül Civelek, confirmou que não houve vítimas na costa da Turquia .

Leia também: Terremoto de magnitude 7,8 atinge a Nova Zelândia e gera alerta de tsunami

Cerca de 80 pessoas precisaram de atendimento médico, mas as lesões, todas leves, foram causadas porque as vítimas pularam da janela ou das varandas no momento do tremor.

Outros abalos

Há pouco mais de um mês, no dia 12 de junho, um outro forte tremor de terra de 6,3 de magnitude foi registrado no Mar Egeu, em frente às costas turcas e gregas, e sentido em Atenas e Istambul, indicou o Instituto americano de geofísica (USGS), causando danos materiais na ilha de Lesbos. O epicentro do abalo sísmico foi 11 km ao sul de Ploma.

Na ocasião, uma mulher também morreu, com o desabamento de sua casa, em Lesbos, na Grécia . Na Turquia, não foram registradas vítimas.

Não é difícil acontecer pequenos tremores na Turquia, isso porque grandes falhas geológicas cruzam o país.

Em outubro de 2011, mais de 600 pessoas morreram em Van, província do leste, devido a um terremoto de magnitude 7,2 e tremores secundários violentos. Em 1999, dois grandes sismos mataram cerca de 20 mil pessoas no noroeste densamente povoado do país.

Leia também: Terremoto de 7.7 graus atinge o sul do Chile e evacua mais de 4 mil pessoas

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!