Ataque suicida realizado pelo Estado Islâmico na capital afegã matou pelo menos nove e deixou 25 pessoas feridas
Twitter/Reprodução
Ataque suicida realizado pelo Estado Islâmico na capital afegã matou pelo menos nove e deixou 25 pessoas feridas

Um atentado terrorista reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico deixou pelo menos nove pessoas mortas e 25 feridas nesta quarta-feira (3) em Cabul, no Afeganistão.

Leia também: Veja tudo sobre o Estado Islâmico no iG

O ataque tinha como alvo um comboio da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão. O atentado terrorista ocorreu em área de alta segurança de Cabul, segundo informação de fóruns jihadistas à Agência Amaq , órgão de propaganda do Estado Islâmico .

Em comunicado, cuja autenticidade não pôde ser verificada, o grupo assegurou que "uma fonte de segurança disse à Agência Amaq que um mártir do grupo terrorista detonou um carro-bomba contra um grupo de forças americanas, perto da Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Cabul". De acordo com a fonte, "pelo menos nove soldados americanos morreram na explosão e outros ficaram feridos".

Segundo confirmou o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, à Agência EFE , a explosão ocorreu às 7h45 (horário local, 0h55 de Brasília), no Distrito Policial 9, no centro da capital afegã, durante a passagem de comboio da Otan e "perto da Embaixada dos EUA".

Leia também: Animais contra o terror: membros do Estado Islâmico morrem em ataque de javalis

Além disso, um porta-voz da missão da Otan no país, William K. Salvin, confirmou, em breve comunicado, que o comboio foi atacado por homem-bomba e que, na ação, três de seus integrantes ficaram feridos.

"Nenhum deles sofreu ferimentos graves, estão em situação estável e sendo tratados em instalações médicas da organização", detalhou Salvin.

As vítimas foram transferidas para um hospital, afirmou o porta-voz do Ministério da Saúde, Ismail Kawasi.

O primeiro-ministro, Abdullah Abdullah, condenou o ataque terrorista que matou civis inocentes. "Me solidarizo com as vítimas", disse Abdullah, em mensagem no Twitter.

No entanto, ainda de acordo com a Amaq , vários membros das forças de segurança afegãs morreram no ataque e pessoas ficaram feridas. Dois veículos blindados dos EUA foram destruídos.

Outros ataques

Em outro ataque também reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, no mês passado, na área de maior segurança de Cabul, cinco civis morreram e três pessoas ficaram feridas quando um homem-bomba tentou detonar explosivos contra um veículo de funcionários do governo.

Leia também: O menino que sofreu nas mãos do Estado Islâmico só por se chamar Messi

* Com informações da Agência Ansa e da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!