Segundo autoridades da Ucrânia, todas as pessoas a até 10 km de distância da base receberam ordem de evacuação
Reprodução/Twitter
Segundo autoridades da Ucrânia, todas as pessoas a até 10 km de distância da base receberam ordem de evacuação

Cerca de 20 mil pessoas começaram a evacuar a região do depósito de armas da base de Balakliya, perto de Kharkiv, ao leste da Ucrânia, na manhã desta quinta-feira (23), devido a uma sequência de explosões que atingiram o local.

Leia também: Com 380 votos favoráveis, Rússia aprova descriminalização da violência doméstica

De acordo com autoridades da Ucrânia , as explosões na base – que fica a cerca de 100 km de separatistas russos e que é usada para guardar milhares de toneladas de munição, entre mísseis e armas de artilharia – foi um ato de "sabotagem".

Segundo o promotor militar ucraniano, Anatolii Matios, "antes do ataque, foi ouvido o som de uma aeronave, parecido com o do voo de um drone, e depois dois pontos da base sofreram as explosões".

Para o porta-voz do Ministério do Interior, Artiom Shevchenko, no país "está em curso um conflito híbrido, o inimigo faz de tudo para ameaçar a nossa defesa. Segundo os serviços de segurança, isso é o que aconteceu em Balakliya".

"As reformas que estão se desenvolvendo no nosso país acontecem em um período de guerra, a sabotagem de hoje demonstra isso. A guerra do leste não terminou, continua, assim como a atividade de sabotagem do inimigo, devemos entender isso", disse o vice-secretário do Conselho de Segurança Nacional, Volodymyr Sivkovych.

Leia também: Russo decapita amigo que abusou de sua namorada e entrega a cabeça "de presente"

Segundo o exército local, a base de Balakliya tem mais de 3,5 km² e guarda mais de 18 mil toneladas de munição, sendo o maior depósito do tipo da Ucrânia. Grande parte desses armamentos são usados nos confrontos contra rebeldes russos nas proximidades de Luhansk e Donetsk.

De acordo com as autoridades do país, todas as pessoas a até 10 km de distância da base receberam ordem de evacuação para a segurança e até o momento não há notícias de mortos ou feridos.

Os bombeiros ainda não conseguiram apagar o fogo das explosões já que elas continuam a acontecer e, por isso, o local ainda é muito perigoso para os agentes. Além disso, o espaço aéreo também foi fechado em um raio de 50 km.

Morte de membro do Parlamento russo

Esta quinta-feira também foi marcada pelo assassinato de Denis Voronenkov, membro do Parlamento russo, de 45 anos, que deixou a Rússia com sua esposa, a cantora Maria Makasakova, para viver na Ucrânia no ano passado.

Voronenkov, que havia conseguido cidadania ucraniana, foi encontrado morto nesta quinta em Kiev, assassinado a tiros.

Leia também: Rússia tem informações para chantagear Trump, revela dossiê vazado pela imprensa

Segundo Shevchenko, porta-voz do Ministério do Interior da Ucrânia, "é evidente que o homicídio do ex-deputado da Duma russa Denis Voronenkov pode ser vantajoso para o nosso inimigo principal, a Rússia, que conduz uma guerra aberta e destruidora contra nós".

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!