Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, teria declarado a derrota do grupo terrorista frente às tropas iraquianas
Reprodução/Youtube
Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, teria declarado a derrota do grupo terrorista frente às tropas iraquianas

O líder máximo do grupo Estado Islâmico, Abu Bakr al-Bagdadi, 'se despediu' dos seus seguidores por meio de um discurso escrito. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (1º) por Mohammed Ibrahim al-Bayati, chefe do Conselho de Segurança da província iraquiana de Ninawa, da qual Mossul é a capital.

Leia também: Veja tudo sobre o Estado Islâmico no iG

De acordo com fontes militares, no comunicado – que foi distribuído na cidade de Mossul – al-Bagdadi admitiu a derrota do grupo Estado Islâmico frente às tropas iraquianas em Ninawa e nos demais estados de seu califado.

A publicação foi distribuída entre colaboradores próximos a al-Baghdadi e entre os ímãs das mesquitas dos bairros do oeste de Mossul, que ainda estão em mãos dos jihadistas, explicou o militar à Agência Efe .

O líder jihadista teria instruído os membros do grupo  extremista a fugir para as zonas montanhosas do Iraque e da Síria, embora tenha ordenado que ataquem caso estejam cercados pelas forças iraquianas.

Movimentação dos membros do Estado Islâmico

As tropas iraquianas têm informações de que alguns integrantes do chamado "Conselho consultivo" do grupo terrorista escaparam de Mossul e da comarca de Tal Afar, ao oeste de Mossul, rumo ao território sírio, onde ainda mantêm Al Raqqa, considerada a capital do autoproclamado "califado".

Leia também: Forças iraquianas entram em Mosul e dão ultimato ao Estado Islâmico

Al Bayati afirmou que os líderes destacados do grupo "se movimentam sem rumo claro" nas fronteiras entre Iraque e Síria, entre elas nas zonas de Al Beach e Al Qaim "temerosos pelo que ocorreu com seus companheiros que permaneceram nas frentes de combate".

Enquanto isso, outros tiraram a barba e ficaram como células dormentes na cidade de Mossul, à espera de receber instruções dos líderes do grupo radical.

As Forças de Segurança iraquianas perseguem essas cédulas e querem prender centenas delas com base em informações facilitadas pelos habitantes de Mossul, acrescentou o responsável policial.

Leia também: "Manual do Estado Islâmico" incentiva combatentes a praticarem canibalismo

O Exército e a polícia iraquianos, cujos serviços de inteligência têm uma lista dos procurados pela justiça, realizam uma ofensiva para expulsar o Estado Islâmico da metade oeste de Mossul, seu último grande reduto no Iraque.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!