Enrique Peña Nieto lamentou a decisão dos EUA de continuar com a construção do muro e exigiu
NYT
Enrique Peña Nieto lamentou a decisão dos EUA de continuar com a construção do muro e exigiu "respeito"

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, voltou a anunciar que seu país não pagará pelo muro que o norte-americano Donald Trump ordenou que seja construído na fronteira entre os dois países.

Em uma mensagem divulgada em rede nacional logo após o presidente dos Estados Unidos assinar um decreto que autorizava a construção do muro  – uma das promessas de campanha mais controversas do magnata republicano – nesta quarta-feira (25), Peña Nieto exigiu "respeito" dos EUA com o México .

"Lamento a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que, em vez de nos unir, divide", afirmou o mexicano, criticando o recém-empossado presidente norte-americano. "O México não acredita nos muros. Disse uma e outra vez, o México não vai pagar por nenhum muro. [...] O México oferece e exige respeito, como a nação soberana que somos", rebateu Peña Nieto.

LEIA MAIS: Trump diz que cumprirá promessa de erguer muro e deportar milhões de imigrantes

O presidente mexicano também anunciou que "analisará os próximos passos que tomará" baseando-se no resultado de reuniões de alto nível que devem ocorrer nos próximos dias em Washington com representantes de ambos os governos.

Na imprensa mexicana, circulam boatos de que Peña Nieto poderia até cancelar uma viagem oficial que tem agendada para terça-feira que vem (31) aos Estados Unidos. Membros de seu gabinete, como o chanceler Luis Videgaray e o ministro da Economia Ildefonso Guajardo já estiveram em Washington e se encontraram com o gabinete de Trump.

Promessa de campanha

O magnata Donald Trump tomou posse na sexta-feira da semana passada (20), após vencer as eleições de novembro contra a candidata democrata, Hillary Clinton. Durante toda sua campanha eleitoral, o republicano prometeu construir um muro na fronteira com o México e endurecer as leis imigratórias nos Estados Unidos. Segundo analistas, o muro tem custo estimado em US$ 12 bilhões.

LEIA MAIS: Trump responde a ameaças nucleares da Coreia do Norte contra os Estados Unidos

Trump já ameaçou confiscar remessas de mexicanos que vivem nos Estados Unidos caso o México se nege a pagar pela obra. O muro teria 3.200 km de extensão, sendo que 1.046 km seria coberto por cercas. De acordo com o planejamento do atual presidente dos Estados Unidos, a barreira entre as duas nações passaria por Matamoros, Ciudad Juarez, El Paso e Tijuana. 

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!