Ex-soldado foi condenada a 35 anos de prisão por ter revelado segredos dos Estados Unidos no site Wikileaks
Flickr
Ex-soldado foi condenada a 35 anos de prisão por ter revelado segredos dos Estados Unidos no site Wikileaks

Um dia após o portal "NBC News" ter afirmado que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estaria pensando em comutar a pena de Chelsea Manning , a ex-soldado que foi condenada a 35 anos de prisão por ter revelado segredos dos EUA no site WikiLeaks, o fundador do site, Julian Assange, que vive em asilo político na Embaixada do Equador no Reino Unido desde 2012, comentou que, caso Manning tiver a pena diminuida ou anulada, se entregará. 

O Twitter do WikiLeaks , site que publica informações sigilosas sobre o governo norte-americano, enviou uma mensagem nesta sexta-feira em que afirma que Assange se extraditaria para os EUA se Manning tivesse sua pena comutada. A soldado está presa na base naval de Quantico. 

"Se Obama conceder a Manning clemência, Assange concordará com a extradição para os EUA mesmo que seja inconstitucional por parte do DOJ [Departamento de Justiça do país]", afirmou o tweet.

O australiano e porta-voz do WikiLeaks está, desde junho 2012, na embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo diplomático para evitar que fosse extraditado para a Suécia, onde é acusado de agressão sexual. 

"Vão embora": brasileiros relatam preconceito e medo a dias da posse de Trump

Mais de uma vez, Assange comentou que seu real medo é, que se voltar para a Suécia, será extraditado logo em seguida para os Estados Unidos, onde é acusado de ter publicado milhares de documentos sigilosos do Exército norte-americano no WikiLeaks, que foram vazados por Manning.

Julian Assange está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo diplomático
Wikimedia Commons
Julian Assange está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo diplomático

Nesta quinta-feira (12), a possível comutação da pena da ex-soldado também foi comentada por Edward Snowden, ex-analista de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) e responsável pelo vazamento de outros milhões documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos à imprensa.

"Senhor presidente, se você conceder um último ato de clemência antes de sair da Casa Branca, por favor: liberte Chelsea Manning. Você sozinho pode salvar a vida dela", afirmou Snowden em sua conta no Twitter.

Comutação

No ano de 2013, Manning havia pedido pela primeira vez o perdão ou a comutação da sua pena ao presidente, tentando reduzir seu tempo de encarceramento. A prisioneira, que entregou mais de 700 mil documentos sigilosos dos Estados Unidos ao Wikileaks, já tinha enviado uma carta ao democrata, assinada pelo advogado David Coombs, junto a um pedido da Anistia Internacional (AI).

Na época, o presidente norte-americano já havia recebido o total de 1.496 pedidos de indulto e 8.313 de penas alternativas a Manning. No último mês de dezembro, mais de 100 mil pessoas assinaram uma petição para que a sentença de Manning fosse comutada. Organizações do país, como a American Civil Liberties Union e outras ONGs LGBT, também apoiam a causa abertamente.

FBI será investigado por conduta no caso dos emails de Hillary Clinton

Em 2010, Manning se declarou culpada das declarações, ao admitir ter vazado os documentos para a organização WikiLeaks. Ela pediu desculpas no tribunal pelos danos que suas ações causaram à população norte-americana e ao país e já cumpriu seis anos da sua pena, o que a ajudaria a receber a comutação de Obama. A ex-soldado tentou se suicidar duas vezes no último ano e fez uma greve de fome ao terem recusado que ela fizesse a cirurgia de mudança de sexo. Em setembro, no entanto, Manning conseguiu o aval do Exército para a cirurgia.

*Com informações da Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!