Por outro lado, pesquisa revela que 59% da população confia em Trump na condução de políticas econômicas
Divulgação/Facebook
Por outro lado, pesquisa revela que 59% da população confia em Trump na condução de políticas econômicas

Pesquisa divulgada nesta semana mostra que, faltando poucos dias para a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro, mais da metade dos norte-americanos estão pessimistas sobre a capacidade do novo líder de lidar com uma crise internacional, usar a força militar com sabedoria ou evitar grandes escândalos em sua administração. As informações são da agência de notícias chinesa Xinhua.

+ Mesmo com Trump, emissão de visto para investidor imigrante deve aumentar

Segundo a pesquisa da Gallup, empresa especializada em sondagens, em uma comparação com Barack Obama e os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, pelo menos sete em cada dez norte-americanos estavam confiantes nessas áreas antes de eles assumirem o cargo.

Em relação a Trump , somente 46% dos entrevistados estão confiantes de que ele possa lidar com uma crise internacional. Outros 47% acreditam que ele usará a força militar com sabedoria, enquanto 44% acham que ele pode evitar grandes escândalos durante seu governo.

Por outro lado, a população dos Estados Unidos expressou um pouco mais de confiança em Trump para trabalhar eficazmente com o Congresso (60%), lidar efetivamente com a economia (59%), defender os interesses do país no exterior (55%) e administrar bem o Poder Executivo (53%).

+ Obama expulsa 35 diplomatas russos por suposta interferência em eleição

“Porém, mesmo nessas áreas, os norte-americanos estão muito menos confiantes em Trump do que em seus antecessores, quando comparados”, disse Jeffrey M.Jones, analista da Gallup.

A eleição presidencial nos Estados Unidos foi uma das mais acirradas da história. O republicano Donald Trump obteve os votos de 306 delegados eleitorais, enquanto sua concorrente, a democrata Hillary Clinton, foi escolhida por 232. Para a vitória, são necessários 270 sufrágios. O resultado foi considerado surpreendente, já que Hillary era considerada favorita para vencer o pleito.

Levantamento

Os resultados são baseados em um levantamento realizado entre 7 e 11 de dezembro por meio de entrevistas telefônicas, com uma amostra aleatória de 1.028 adultos, com 18 anos ou mais, residentes em todos os 50 estados norte-americanos e no Distrito de Columbia.

+ Morte de Fidel Castro aumenta pressão por abertura política em Cuba

Os resultados são consistentes com as pesquisas anteriores da Gallup, mostrando que Trump teve uma classificação favorável muito mais baixa do que os presidentes eleitos anteriormente e um índice de aprovação muito menor para a forma como ele lidou com sua transição presidencial.


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!